Caravana da FNP mobiliza petroleiros de Manaus (AM)

Em defesa do pré-sal e da Petrobrás

Com mobilizações no aeroporto Eduardinho e no prédio da UO-AM, o Sindipetro PA/AM/MA/AP, recebeu nesta segunda-feira, 12, a visita da Caravana da FNP. Iniciada no último dia 05 de setembro, e já tendo percorrido unidades da Petrobrás nas bases do Litoral Paulista e São José dos Campos (SP), a Caravana faz parte da luta dos petroleiros contra o desmonte da Petrobrás e em defesa da Pauta Reivindicatória 2016-2017.

Lamentavelmente, a gerência da UO-AM mais uma vez demonstrou sua intransigência, não permitindo o embarque da comitiva à unidade petrolífera do Urucu, campo terrestre do Amazonas. Deixamos registrado que esta postura fere o direito de representatividade e limita a atividade sindical. Porém, não enfraquece a luta dos petroleiros, que estão determinados em contra a retirada de direitos e em defesa da Petrobrás 100% Estatal e Pública.

Dirigentes da FNP, do Sindipetro PA/AM/MA/AP e representantes dos sindicatos do LP, RJ e SE/AL dialogaram com a categoria sobre a conjuntura de ataques aos direitos dos petroleiros e ao caráter público da companhia, desmentindo junto à base todas as falácias difundidas pela direção da Petrobrás e pela grande mídia, sobre a real situação da petroleira.

A direção da Petrobrás manipula dados para vender ativos, desmembrando a companhia, estrategicamente, ameaçando sua condição de empresa integrada de energia, e para tentar justificar ataques ao salário, vantagens e condições de trabalho, legitimar demissões, além de entregar os bilhões de barris do nosso Pré-Sal às multinacionais do petróleo. Um plano nefasto de ataque à soberania nacional com a venda da nossa autossuficiência na exploração e refino de petróleo.

A visita da Caravana da FNP às unidades tem a estratégia de resistir à guerra ideológica, no intuito de armar os trabalhadores para enfrentar esse momento delicado, sem ceder na luta pela manutenção dos direitos, contra as demissões, em defesa da Petros e da Petrobrás 100% Estatal e Pública.

Representantes do Sindipetro LP aproveitaram a ocasião para coletar assinaturas para a Campanha Pré-Sal NÃO ABRO MÃO! Acesse www.presalnaomao.com.br e participe!

De Manaus (AM), a Caravana da FNP seguirá para as bases do SE/AL e RJ.

No próximo dia 16 de setembro, às 14h, a direção da empresa receberá os representantes dos trabalhadores para a primeira rodada de negociação da Campanha Reivindicatória 2016-2017.

(Foto: Priscila Duque)