Processo de venda da BR Distribuidora começa em outubro, afirma Petrobrás

Desmonte

O presidente da Petrobras, Pedro Parente, afirmou nesta quarta (21) que a empresa deve apresentar ao mercado no próximo mês o modelo definitivo de venda da BR Distribuidora, dando início ao processo competitivo.

Ele frisou, porém, que não espera concluir a venda em 2016.

A Petrobrás já anunciou que pretende ter controle compartilhado na BR, com a transferência de 51% do capital votante da empresa a um novo sócio.

O detalhamento do modelo está em fase de conclusão, disse Parente, que apresentou o plano de negócios 2017-2021 a executivos do setor de petróleo na noite desta quarta.

Considerada a joia da coroa do processo de venda de ativos da estatal, a BR já foi oferecida ao mercado, mas as propostas não foram consideradas satisfatórias.

CESSÃO

Parente diz que a empresa acredita que sairá credora do governo ao fim do processo de revisão da cessão onerosa, áreas concedidas à estatal durante a capitalização em 2010.

Empresa e governo discutem o valor final das reservas, que somam 5 bilhões de barris e foram repassadas à estatal a US$ 8,51 por barril em troca de ações.

A renegociação define qual o valor atual. Se for superior àquele acordado, a Petrobrás tem que devolver dinheiro à União. Se for inferior, a estatal vira credora.

Fonte: Folha de São Paulo