Defesa da Petrobrás e campanha reivindicatória dividem atenções da FNP nesta quarta

Duas importantes atividades marcam a agenda da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) nesta quarta-feira (5/10). Na Câmara dos Deputados, em Brasília, uma comitiva de dirigentes continua acompanhando o processo de votação do PL 4567/16, cujo objetivo é retirar a Petrobrás da exploração do pré-sal e entregá-lo às multinacionais.

Ainda não está confirmado o horário para o início da votação, que vem sendo adiada desde segunda-feira (3/10) por pressão dos petroleiros e parlamentares contrários ao projeto. Um ato de protesto contra o PL 4567/16 e também a PEC 241, que congela os investimentos públicos por 20 anos, acontece na manhã desta quarta-feira (5/10) no auditório Nereu Ramos, na própria Câmara, com a participação dos petroleiros, movimentos sociais e os partidos de oposição ao governo Temer (foto acima).

Na sede do Sindipetro-RJ, no Rio de Janeiro, a direção da FNP se reúne durante todo o dia para avaliar e definir os próximos passos da campanha reivindicatória da categoria, que já completa 40 dias desde a entrega da pauta de reivindicações no dia 26 de agosto. Neste período, a Petrobrás marcou apenas uma reunião de negociação do ACT, na qual apresentou uma contraproposta vergonhosa com congelamento de salários e redução de direitos. A categoria rejeitou a proposta por ampla maioria e a FNP cobrou da Petrobrás uma nova reunião e uma nova proposta que atenda aos anseios da categoria, mas ainda não teve resposta.

Fonte: FNP