Após pressão, Petrobrás garante ressarcimento de desconto indevido nos dias 10 e 11

RPBC

Um transtorno que se arrasta há mais de duas semanas para os petroleiros e petroleiras da RPBC está perto do fim. Após pressão do Sindicato, o RH Corporativo da Petrobrás informou as datas em que serão restituídos os valores descontados indevidamente do salário dos empregados da unidade. Uma parte do ressarcimento será feita no holerite dos trabalhadores no próximo dia 10 e a quantia restante será quitada no dia seguinte, 11 de outubro.

O desconto, realizado sem qualquer justificativa no dia 20 de setembro, permaneceu sem qualquer explicação por parte da gerência da RPBC até o último dia 27 de setembro. “Coincidentemente”, algumas horas após o Sindicato denunciar a omissão da empresa, em matéria no site da entidade, a comunicação interna da refinaria soltou uma pequena nota na intranet reconhecendo o desconto indevido.

O mesmo ocorre em relação ao ressarcimento, com a empresa se manifestando apenas após pressão da entidade. O Sindicato estipulou esta quarta-feira (5), até as 18 horas, como prazo máximo para a companhia informar a data do pagamento do valor descontado. Caso não houvesse uma resposta positiva, atrasos seriam iniciados nos grupos de turno. Algumas horas depois, o RH Corporativo informou que os valores seriam restituídos nos dias 10 e 11.

Infelizmente, reafirma-se com este caso uma constatação: a empresa segue funcionando apenas na base da pressão. Serve de lição, não apenas para outras demandas locais e pontuais da categoria, mas para a própria campanha reivindicatória. Só com muita mobilização iremos resistir a mais uma tentativa de retirada de direitos.

Solicitamos que qualquer problema relativo ao pagamento, após as datas citadas acima, seja comunicado ao Sindicato para que as devidas providências sejam tomadas.