Assembleias aprovam previsões orçamentárias para 2017 do Sindicato e ABCP

Após ampla discussão sobre a previsão orçamentária para o ano de 2017, a assembleia realizada nesta quinta-feira, 27, na sede do Sindipetro-LP em Santos e por vídeo conferência na sub-sede em São Sebastião aprovou por ampla maioria o orçamento apresentado pela diretoria. A assembleia contou com a presença e esclarecimentos do contador e do jurídico do sindicato.

Duas propostas foram apresentadas: A diretoria do sindicato, que apresentou a previsão, sugeriu que a proposta fosse aprovada, sem que fosse votado no próximo ano um novo plano de contas do sindicato; a outra proposta partiu da categoria, que indicou que fosse aprovada a previsão orçamentária apresentada, mas que a categoria retomasse no ano seguinte, em assembleia, a discussão do melhor modelo de contas para o sindicato. Os petroleiros decidiram pela primeira proposta, encerrando a discussão sobre o plano de contas adotado pela diretoria.

A discordância no modelo de contas adotada pelo Sindipetro-LP foi motivada por uma decisão votada na assembleia de previsão orçamentária no ano passado, que defendia a volta do plano de contas adotado pelo sindicato até 2011. No plano de contas anterior, as despesas eram agrupadas, sem que fosse possível descrever detalhadamente cada gasto. Porém, a resolução Nº 1.409 do Conselho Federal de Contabilidade, aprovado em setembro de 2012 impossibilitou o cumprimento da decisão da assembleia, pois tornaria ilegal a retomada das contas nos moldes de 2011. Isso quer dizer que na assembleia em 2015, em que a volta do plano anterior foi aprovada, já não era possível voltar para o plano de contas antigo. Por se tratar de uma entidade sem fins lucrativos, a transparência nas contas passou a ser exigência mais rigorosamente pela Receita Federal, que via no plano de contas anterior brechas para ocultar informações contábeis.

No atual plano de contas, a contabilidade tem que discriminar o que foi gasto, os repasses com plano de saúde, sindical, ações judiciais e tudo o mais que gerar receita e despesas.

Previsão Orçamentária da ABCP
Também foi aprovada por unanimidade a previsão orçamentária para o ano de 2017 para a Associação Beneficente e Cultural dos Petroleiros (ABCP). Em breve disponibilizaremos os documentos com os valores previstos para o próximo ano.