Sindipetro-LP na luta por um Plano Previdenciário justo

A Diretoria Colegiada do Sindipetro do Litoral Paulista, mesmo entendendo as enormes deficiências que estão embutidas na oferta do Petros 2, recomenda aos companheiros que não possuem outro Plano Previdenciário, ao fazerem sua adesão, o façam perto da data-limite, pois várias ações contra o fechamento do Plano Petros BD.Tal decisão permitirá ainda que qualquer situação anômala encontrada seja passível de alteração nessa proposta.Fazemos questão de chamar a atenção para esse fato, pois em discussões preliminares mantidas nesta semana entre a nossa Diretoria e um Diretor da Petros, bem como o atuário responsável pelo plano, nosso jurídico apontou erros no aporte de valores que deveriam ser feitos no serviço passado, por quem está na situação de aposentadoria especial e que estamos encaminhando à consideração da Petrobrás.Isso é o resultado da não-discussão na feitura do plano com os sindipetros, que são os representantes legais dos trabalhadores.Insistimos na informação que o Plano Petros 2 é um plano CD, de contribuição definida, onde não há garantia de que o benefício que se irá receber será o esperado pelo empregado que aderir. Isso dependerá do que a sua "caderneta de poupança render" no longuíssimo prazo, diferente do nosso Plano BD onde esta garantia é dada pelo patrimônio coletivo e está explícita no contrato no ato da sua adesão;Muito mais grave e perigoso, o trabalhador que aderir, quando se aposentar e estiver em gozo de benefício continuado, se a sua "caderneta de poupança" não agüentar pagar o que dizem ser "benefício vitalício", só restará ao participante abandonado a sua própria sorte, ou má sorte, a redução do seu benefício e, consequentemente, do seu poder aquisitivo, inclusive, o que é provável, se ocorrer mudança de tábua de mortalidade adotada.