Petroleiros do Litoral Paulista realizam atraso na Alemoa e panfletagem no Valongo

ACT 2016: Estamos em Luta!

A mobilização desta quarta-feira, 11, foi no terminal de Alemoa, em Santos. O atraso feito pelo Sindipetro-LP na Alemoa foi das 7h às 8h, com os trabalhadores terceirizados  e das 8h às 9h com o pessoal do turno e administrativo, próprios da Petrobrás. No período da tarde, das 12h às 13h30, a atividade foi no Edifício Administrativo do Valongo, onde a diretoria conversou com alguns petroleiros e fez panfletagem com material sobre o ACT.

Para os petroleiros próprios da Petrobrás a direção do sindicato falou das reuniões com a FNP e Petrobrás e como andam as negociações pelo ACT de 2016. Na sexta-feira passada (6), a direção, em reunião com a FNP se comprometeu a apresentar nova proposta ainda nesta semana.

Diante do impasse da Petrobrás, a FNP havia divulgado calendário de mobilizações, que começaram na segunda (9) e vão até o dia 16 em todas as bases da Federação. Também buscamos unidade com os demais sindicatos, ligados à FUP, para construirmos mobilizações mais enfáticas, como uma possível greve, caso a Petrobrás não apresente nenhum avanço.

Conversa com os terceirizados
Um assunto comum a todos os trabalhadores, independente de categoria, é a reforma da Previdência.  Como parte da Frente Sindical Classista da Baixada Santista, o Sindipetro-LP distribuiu o boletim do coletivo, que trata sobre o tema e mostra com muita clareza que a reforma proposta pelo  governo de Michel Temer e defendida por grande parte do Congresso e Senado irá piorar a vida dos trabalhadores e encher de dinheiro os banqueiros, que já comemoram o aumento da procura por planos da previdência privada oferecidas pelos bancos.

Para nós, trabalhadores, a reforma da previdência só pode ser concebida depois de uma minuciosa e legítima auditoria pública das contas da Previdência. Segundo os próprios auditores fiscais da Receita Federal denunciam há anos, parte importante do dinheiro (antes 25% e agora 30%, após manobra de Temer autorizar retirada de recursos da seguridade social) que deveria estar sendo destinado aos trabalhadores, está sendo desviado para outras áreas.

Amanhã teremos mais mobilizações em nossas bases. Estamos em luta!

Assista o vídeo da mobilização desta quarta-feira: