Incêndio na Reduc, no RJ, alerta por riscos da redução de efetivos, saídos pelo PIDV

Mais um acidente no Sistema Petrobrás

Um incêndio de grandes proporções tomou a Unidade 1210 de Destilação Atmosférica, da Refinaria Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, por volta das 13h40 desta quarta-feira (18). Segundo informações preliminares dos trabalhadores que se encontram no local, o acidente pode ter sido provocado por vazamento de produto. Não há informações de há feridos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, agentes do Quartel de Caxias chegaram a ir ao local, mas a brigada de incêndio da própria Reduc já havia controlado as chamas.

Esse é mais um acidente grave que reforça as denúncias dos sindicatos acerca do risco cada vez maior nas unidades do Sistema Petrobrás, agravados pela saída em massa dos trabalhadores pelo PIDV. Apesar dos alertas das entidades sindicais, a Petrobrás ainda não acenou intenção de novos concursos e contratações. Segundo o Sindipetro Duque de Caxias, só na Reduc, 149 trabalhadores deixaram a refinaria após aderirem ao PIDV, o que representa cerca de 10% do efetivo da unidade, que já operava com um número reduzido de técnicos.

Não bastassem os baixos efetivos que colocam a categoria e as unidades em risco maior, a empresa ainda quer implantar um sistema de consequência, visando responsabilizar os trabalhadores pelo descaso e irresponsabilidade dos gestores.

Fonte: Sindipetro Caxias/G1