FNP convoca categoria para o 1º Encontro Nacional dos Petroleiros

É neste domingo

Com as palestras sobre Plano Petros e sobre venda de ativos, o 1º Encontro Nacional dos Petroleiros (ENAPETRO), que será realizado no dia 12 de fevereiro (domingo), na sede do Sindipetro-LP, em Santos, cumpre o importante papel de fomentar a categoria para se posicionar em defesa do Sistema Petrobrás, que está sendo delapidado de forma autoritária e tendenciosa.

Para tentar barrar o desmonte da Petrobrás, diversas ações populares estão tramitando na Justiça e barrando, ainda que temporariamente, a venda de ativos lucrativos e importantes para a economia do país e para a saúde financeira da Petrobrás.

Localizados em lugares onde apenas a Petrobrás desenvolve atividade econômica, muitos empreendimentos deverão ser sucateados e desmontados, deixando desempregados milhares de trabalhadores e desestabilizando por completo cidades inteiras pelos rincões do país.

A advogada do Sindipetro de Alagoas/Sergipe e FNP, Raquel Sousa, é autora de algumas das ações públicas que estão recebendo decisões favoráveis à luta em defesa do patrimônio nacional, como a que suspendeu a venda dos campos Tartaruga Verde e Bauna, localizados no pós-sal da Bacia de Santos. Outra vitória recente, a Justiça Federal concedeu liminar barrando a venda dos polos Suape e Citepe, em Pernambuco.  Além dessas, a Justiça manteve a decisão liminar que impede a venda da BR Distribuidora, assim como a proibição da venda de todos os campos terrestres do nordeste e Espírito Santo.

Plano Petros

Prestes a apresentar o equacionamento que será imposto aos assistidos do Plano Petros, a exposição sobre a previdência privada dos petroleiros irá abordar a dívida histórica que a Petrobrás tem com a categoria. As decisões gerenciais e especulativas que levaram ao terceiro ano seguido de déficit técnico e que causaram o prejuízo hoje cobrado dos petroleiros também faz parte dos assuntos que serão abordados no dia 12.

O Enapetro terá a participação de dirigentes sindicais e petroleiros das bases da FNP, além de convidados da principais organizações da categoria petroleira, como AEPET, FUP e Petros.

Participe do Encontro Nacional dos Petroleirose e fortaleça a luta em defesa de nossos direitos, empregos e da soberania do Brasil!

Confira abaixo a programação:

8h30 às 9h - Cadastramento

9h às 9h45 - Exposição sobre a Reforma Previdenciária - Palestrante:  Daniel Romeiro / UFBA

9h45min às 10h - Espaço para perguntas

10h às 10h45 -  Palestra sobre a PETROS - Palestrante: Agnelson Camilo / Diretor no Sindicato dos Petroleiros do Pará, Amazonas, Maranhão e Amapá, Diretor da FNP e Conselheiro eleito da Petros

10h45 às 11h - Espaço para perguntas

11h às 11h45 - Palestra sobre a venda de ativos no sistema Petrobrás - Palestrante: Christian Alejandro Queipo / Engenheiro de Processamento Pleno, admitido na Petrobras em 2007, trabalhou na Engenharia Básica do CENPES até 2015 e desde então está lotado na DPT/Projetos de Engenharia de Refino e Gás Natural. Vice-Diretor Administrativo da AEPET.

/Vice-Diretor Administrativo da Aepet

11h45 às 12h - Espaço para perguntas

12h às 13h15 - Almoço

13h15 às 14h - Palestra sobre ações judiciais contra a venda de ativos no Sistema Petrobrás - Palestrante: Raquel de Oliveira Sousa, Bacharel em História pela UNESP e Advogada atuante junto aos movimentos sociais e sindical