Aposentados e pensionistas participam de reunião para se atualizarem sobre as principais ações do Sindipetro-LP

DAP

A diretoria do Sindipetro-LP realizou nesta quinta-feira, 23, uma reunião com os aposentados e pensionistas para atualizá-los sobre os principais assuntos tratados pelo sindicato. Plano Petros, AMS, Benefício Farmácia e ações do jurídico foram alguns dos temas debatidos durante o evento.

A ação é uma inciativa do Departamento de Aposentados e Pensionistas (DAP), que vem trabalhando com mais atenção a inclusão dos associados da terceira idade. Nesse sentido, começamos no início do mês com as aulas de Inclusão Digital, que visa inserir os aposentados e pensionistas às novas tecnologias e com isso torna-los mais independentes e bem informados com relação à luta petroleira.

Benefício Farmácia e AMS
Também foi falado sobre a ação que o Sindipetro-LP entrou contra a Petrobrás, por descumprimento do acordo coletivo e não fornecer o Benefício Farmácia. Ratificado em 2015 no ACT, a Petrobrás se comprometeu a voltar atender os beneficiários, que desde 2014 já não conseguiam utilizar como deviam o benefício. Os problemas foram desde descredenciamento de redes de farmácias e drogarias, à falta de medicação e burocratização para reembolso, entre muitos outros problemas.

Da mesma forma a AMS tem dificultado o acesso ao benefício. Serviços aos aposentados que eram prestados nos compartilhados foram retirados ao mesmo tempo em que uma série de mudanças no site e sistema da AMS tornaram quase impossível aos mais velhos solicitarem reembolso de medicamentos sem o auxílio dos sindicatos. No próprio DAP do Sindipetro-LP, diariamente dezenas de pessoas procuram o serviço do sindicato para coisas simples, como solicitar a entrega de medicamentos em suas residências. Para os sócios que tiverem dificuldade com o sistema da AMS, o departamento de aposentados está à disposição para atendê-los da melhor forma. O Telefone do DAP é o 3202-1105.

Plano Petros
O plano Petros foi um dos temas do encontro desta tarde. Com o terceiro déficit anual seguido, o plano Petros deve passar por um equacionamento, que será cobrado dos petroleiros. Sobre este ponto a FNP entende que é um equívoco, já que a Petrobrás, patrocinadora do plano, tem uma dívida com a Petros, referente ao déficit causado pelo não pagamento de Acordo de Obrigações Recíprocas (AOR). Na época, o valor chegava a R$ 10 bilhões, mas devido a acordo com a FUP, a Petrobrás se comprometeu a pagar R$ 4,7 bilhões. Este valor foi contabilizado pela Petros, mas não foi pago e hoje, com a atualização anual, chega a R$ 9,2 bilhões. Considerando que o acordo não foi pago pela Petrobrás, a empresa deve ainda cerca de R$ 9,8 bilhões ao fundo, o que daria ao plano um superávit de cerca de R$ 5 bilhões. É sobre esses números que os conselheiros da Petros embasam a defesa da categoria para que o equacionamento não seja cobrado dos petroleiros.

Sobre a Petros, foi falado também sobre a eleição para o conselho da entidade. A FNP terá seus indicados, mas independente da chapa que se formar, os aposentados foram orientados a votarem nos representantes dos trabalhadores, pessoas que tenham de fato compromisso com a categoria.

Podemos citar a eleição para o CA da Petrobrás, na qual foi eleita uma representante indicada pelas gerências da empresa. Desde que assumiu, a engenheira Betânia tem concordado com todos os ataques ao patrimônio da Petrobrás, o que enfraquece até mesmo a defesa da categoria junto a Justiça, pois se uma representante escolhida pelos empregados concorda com a venda de ativos da companhia, logo os petroleiros assinam embaixo essa decisão. Não podemos repetir o erro.

Por fim, os diretores convocaram os aposentados e pensionistas para a assembleia de prestação de contas, que será realizada na próxima quarta-feira, dia 29 de março.

O bate-papo será uma rotina na agenda da diretoria, que periodicamente chamará os aposentados e pensionistas para prestar esclarecimentos sobre as ações do sindicato e tirar dúvidas.