Decisão de retirada do café da manhã não caberia ao coorporativo, por se tratar de questão de SMS

Terceiro dia de mobilização

No terceiro dia das mobilizações nas bases Transpetro do Litoral Paulista, contra a retirada do café da manhã dos trabalhadores dessas bases, a categoria se mantém firme e já pensa em ampliar os atrasos.

A medida tomada unilateralmente pela Petrobrás, sem debate com os trabalhadores, sindicatos ou com base em estudos técnicos sobre o impacto para a produção, fere os direitos conquistados pela categoria simplesmente para diminuir custos para a empresa.

Quando o café da manhã foi implementado para o pessoal da Transpetro a decisão se deu pela grande ocorrência de mal-estar entre os trabalhadores, devido à falta de alimentação durante a manhã. Estudos comprovaram que as ocorrências aconteciam entre 10h e 11h30. Com a correria do dia a dia, muitos trabalhadores deixam de se alimentar adequadamente em casa e acabam fazendo sua primeira refeição na hora do almoço. Assim que implantado o café da manhã, os problemas do tipo diminuíram e houve um indiscutível ganho de rendimento na produção.

As bases mobilizadas no Litoral Paulista são a Transpetro Pilões, em Cubatão, Alemoa, em Santos e Tebar, em São Sebastião. No sábado, os petroleiros da Transpetro Belém, no Pará, também iniciarão mobilizações contra o corte do café da manhã. Os trabalhadores do terminal Transpetro em Caxias, no Rio de Janeiro, também estão mobilizados.

Estamos em luta!