Petroleiros do Litoral Paulista aprovam greve geral no dia 28 de abril

Nenhum direito a menos!

Em assembleia realizada na noite desta terça-feira (18), os petroleiros do Litoral Paulista aprovaram por ampla maioria a participação da categoria na Greve Geral de 28 de Abril - convocada pelas centrais sindicais contra a terceirização e as reformas trabalhista e previdenciária.

A votação aconteceu na sede do Sindipetro-LP, em Santos, na sub-sede, em São Sebastião, e nas plataformas de Merluza e Mexilhão. Os trabalhadores também aprovaram assembleia permanente, uma vez que a direção da companhia sinaliza para a redução do efetivo em diversas unidades operacionais. Caso a empresa confirme este ataque, o Sindipetro-LP chamará uma assembleia imediatamente para o dia seguinte para que a categoria decida pela deflagração de greve ou mobilizações.

Por uma greve pela base, nas ruas!
Apesar do Sindicato ter jogado peso na convocação da assembleia, com panfletagens em todas as unidades e divulgação em todos os meios de comunicação da entidade, poucos petroleiros estiveram presentes na sede e sub-sede. Entendemos que, por hábito, a maior parte da categoria se ausenta das votações quando o indicativo da direção está sintonizado com o sentimento da base. Em outras palavras, sabemos - até mesmo pelo trabalho prévio de conscientização - que a categoria concorda com a construção da greve geral em nossas unidades.

Entretanto, alertamos para a necessidade de que a categoria participe ativamente da construção desta mobilização que promete ser histórica. Na Baixada Santista, através das ações articuladas pela Frente Sindical Classista com as centrais e sindicatos, está colocada a possibilidade da maior greve já realizada nas últimas décadas. Em assembleia, portuários e bancários já aprovaram a adesão à greve. Trabalhadores do Judiciário Federal e Estadual, através de atos e agitações, vêm se preparando e o movimento estudantil também vem jogando peso para a data. O maior exemplo são os estudantes da Unifesp Baixada Santista, que em assembleia massiva nesta terça (18) decidiram pela incorporação ao 28 de Abril.

Por isso, é muito importante que os petroleiros e petroleiras participem na próxima quarta-feira (26), às 19 horas, da Assembleia Geral que acontece na sede do Sindipetro-LP. Neste espaço, iremos definir os últimos detalhes da Greve Geral na região com todos os trabalhadores, estudantes e ativistas da região. Será o momento de demonstrar nossa força e unidade em defesa de nossos direitos, contra qualquer retrocesso.

No dia 28 é dia de Greve Geral, dia de ocupar as ruas! Só a luta muda a vida!