Fundacentro realiza Seminário sobre Segurança e Saúde do Trabalhador na sede do Sindipetro-LP

Abril Verde

Nesta quarta-feira (26), aconteceu durante todo o dia, no auditório do Sindipetro-LP, o III Seminário Unificado sobre Segurança e Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora na Baixada Santista.

A atividade é parte do ‘Abril Verde’, uma iniciativa do Ministério do Trabalho através da Fundacentro, organizada em memória às vítimas de acidentes de trabalho.

Com palestras sobre os riscos da Exposição Ocupacional ao Benzeno em Postos Revendedores de Combustíveis, Atuação dos Grupos do Plano de Ajuda Mútua (PAM), Reforma da Previdência e os Impactos dessa Mudança para o Trabalhador Brasileiro, Saúde Mental e Trabalho, Panorama de Atuação de Setor de Inspeção do Trabalho na Baixada Santista, entre outras importantes discussões para o trabalhador, a atividade reuniu sindicalistas, estudantes e profissionais de diversas áreas do trabalho das 8h às 17h30.

Como uma das regiões mais produtivas do estado de São Paulo, onde está localizado o maior porto da América Latina e o polo industrial de Cubatão, os números de acidentes do trabalho na Baixada Santista impressionam. Apresentado pela engenheira Fabíola Lourenzo Otero, especialista em Higiene e Segurança no Trabalho e Chefe do Serviço de Vigilância e Referência em Saúde do Trabalhador de Santos (SEVREST/CEREST), os acidentes do trabalho geraram nos últimos 10 anos 367 mortes na Baixada Santista. São quase duas mortes de trabalhador por mês na região.

O potencial explosivo da região foi bastante falado durante as palestras. O incêndio da Ultracargo, que demorou nove dias para ser controlado, vazamento de gás na Localfrio e na Carbocloro entre outros vários recentes na região mostram a necessidade de um plano de combate a acidentes eficiente e rápido. Graças à atuação do Pam da região, mesmo com todos os problemas e críticas, foi essencial para evitarem problemas ainda maiores, que poderiam se tornar em grandes tragédias.

A participação da Fundacentro neste sentido, buscando resolver problemas específicos das cidades da Baixada Santista, tem ajudado a elaborar medidas que diminuam os acidentes e previnam os riscos à saúde do trabalhador.

Os palestrantes e trabalhadores presentes elogiaram a atuação da Fundacentro em Santos, que mesmo com equipe reduzida tem demonstrado empenho e levantado importantes debates em defesa do trabalhador.