Petrobrás planeja instalar quatro novas plataformas na Bacia de Campos

Rio de Janeiro

Petrobras informou  durante a Brasil Offshore, em Macaé (RJ), que planeja instalar quatro novas plataformas na Bacia de Campos nos próximos anos. De acordo com a empresa, a primeira será a Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência, em Campos dos Goytacazes (RJ), para a produção de petróleo nos campos de Tartaruga Verde e Tartaruga Mestiça. Além dela, estão previstas duas novas unidades no campo de Marlim e uma no pré-sal da concessão de Albacora.

“A ideia é que, com a revitalização de Marlim, a gente consiga produzir até 2052 neste campo”, informou o gerente da área de Projetos Complementares da Bacia de Campos, Mauro Destri, durante a Brasil Offshore.

O projeto de revitalização de Marlim é uma das apostas da Petrobras para reduzir o declínio natural da produção na bacia. Segundo Mauro Destri, o declínio estável da Bacia de Campos está em torno de 9%, enquanto a média mundial está em 12%.

“Estamos há 40 anos descobrindo, desenvolvendo, produzindo e trazendo unidades novas na Bacia de Campos", afirmou Destri.

Além da revitalização de Marlim, a Petrobras informou que tem investido em parcerias estratégicas e no desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias para aumento da produção. De acordo com ela, há também outros processos já em curso para a extensão do prazo de concessão de demais campos na Bacia de Campos.

“O declínio natural dos campos maduros é algo controlado e com a possibilidade até de regressão em alguns momentos, o que nos dá uma segurança de uma Bacia de Campos produzindo por muito mais tempo”, afirmou Destri.

A produção atual da Petrobras na Bacia de Campos é de cerca de 1,3 milhão de barris por dia, o que representa, segundo a empresa, 64% da produção total da companhia do Brasil.