Gerência da UTGCA volta a assediar categoria com aplicação de desconto indevido

Retaliação

Nesta segunda-feira (3), os petroleiros da UTGCA se mobilizaram com atraso, contra a gerência da unidade, que descontou o dia desses trabalhadores que participaram de um protesto no dia 19 de abril. Na ocasião, os trabalhadores fizeram atraso seguido de corte na emissão e requisição de PT em protesto à gerência da unidade, que havia proibido a entrada de dirigentes sindicais na UTGCA, alegando que para isso seria necessário sua permissão, o que fere o acordo coletivo da categoria, a CLT, normas internacionais do trabalho, inclusive o próprio padrão interno de acesso à unidade.

Além disso, os companheiros da manutenção também foram descontados após participarem de um reunião setorial, realizada no dia 10 de abril (mais informações abaixo), e que aconteceu dentro da unidade.

O gerente da UTGCA ignora os acordos feitos com o Sindicato e sacrifica os empregados descontando ilegalmente seus salários. Sendo assim, o Sindipetro-LP e os petroleiros da unidade não vão mais negociar com a gerência da UTGCA, devido sua falta de palavra. Exigiremos da empresa que o referido gerente seja transferido da unidade, pois não há clima nem confiança da categoria em suas ações.

O atraso desta segunda reuniu trabalhadores do turno e administrativo e deverá se repetir até que a gerência cancele as punições. Além dos atrasos, o jurídico do Sindicato também entrará com ação judicial contra a Petrobrás e contra o próprio gerente da unidade, por improbidade administrativa.

Entenda o caso
No dia 10 de abril deste ano, após uma reunião setorial que ocorreu na sala de manutenção da UTGCA, com a participação de um diretor do sindicato, para discutir, entre outras questões, problemas de segurança da unidade, os trabalhadores foram surpreendidos com a afirmação do gerente setorial que dizia estar “surpreso com tanta gente reunida numa sala, sem justificativa”. Logo em seguida, o gerente assediou os trabalhadores, dizendo que não responderia pelas punições que viessem a ocorrer.

Após esse episódio, a diretoria do Sindipetro-LP foi proibida de entrar na unidade sem justificativa ou permissão prévia da gerência. A arbitrariedade não foi tolerada pelos trabalhadores, que no dia 19 do mesmo mês, promoveram atraso com corte na emissão e requisição de Permissão de Trabalho (PT) até que o gerente voltasse a normalizar o acesso dos representantes sindicais à UTGCA.

Após a reunião, pressionado pela categoria e por estar descumprindo a legislação trabalhista, sindicato e gerência entraram com acordo de livre acesso do diretor liberado na unidade, sem que para isso fosse preciso pedir autorização ao gerente, conforme estava sendo imposto.

Ao final da reunião, os trabalhadores foram informados do acordo com o sindicato e voltaram a emitir e a requisitar as PT’s normalmente. É justamente este dia de mobilização que está sendo descontado da categoria.

Os trabalhadores da UTGA mais uma vez dão exemplo de mobilização e mesmo com o desconto indevido referente à mobilização, estão unidos com o sindicato e prometem manter os atrasos até que o desconto e demais arbitrariedades sejam cancelados.

Estamos na luta!