Vereadores de Cubatão irão investigar impactos da redução de efetivo na RPBC

Insegurança

Na última terça-feira (1), cerca de 100 petroleiros estiveram na Câmara Municipal de Cubatão e tiveram do presidente da casa, o vereador Rodrigo Alemão, o compromisso de que o legislativo abrirá uma investigação sobre a redução de efetivo na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC).

A garantia dessa investigação, que será desenvolvida por uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), foi anunciada durante sessão ordinária da Câmara Municipal. A categoria, através do projeto Tribuna Cidadã, fez uma breve exposição aos vereadores dos riscos que a redução de efetivo na refinaria gera a toda comunidade. Na ocasião, foi ressaltado que os riscos não se restringem aos trabalhadores e aos equipamentos da unidade, o que já seria extremamente grave, mas principalmente à população da cidade e de toda a Baixada Santista.

O responsável por fazer a apresentação aos vereadores foi o engenheiro de segurança Nildemar Ruella, que tem mais de 30 anos de experiência na companhia e já foi responsável, com foco na saúde e segurança, pela auditoria de quase 40 unidades da Petrobrás espalhadas pelo país. A intervenção dele na íntegra pode ser conferida no Youtube do Sindipetro-LP (clique aqui).
 

Um dos números apresentados por ele aponta que 28% dos maiores acidentes do mundo, responsáveis por causar a morte de centenas de pessoas, tiveram como origem a redução do quadro de empregados das empresas envolvidas. “Quando a gente teve uma redução de quadro mínimo na Petrobrás? No início da década de 2000, por exemplo. Tivemos nesse período alguns eventos, dentre eles 4 mil metros cúbicos de vazamento de petróleo na Refinaria Duque de Caxias, 4 mil metros cúbicos que vazaram no Paraná, tivemos o afundamento das plataformas P36 e P34”, lembrou. “E tudo isso associado à redução do quadro, que potencializa a possibilidade de erro humano e dificuldade na execução de tarefas preventivas”, disse.

Presidente da casa, o vereador Rodrigo Alemão afirmou que “se compromete na próxima sessão a apresentar uma Comissão Especial de Inquérito para averiguar todas as questões apontadas, que são gravíssimas”.

O Sindipetro-LP agradece e parabeniza os trabalhadores de turno da refinaria que, juntos com a direção da entidade, foram caminhando da refinaria até a Câmara para demonstrar aos vereadores da cidade que o que está em jogo é a segurança de toda a população.

Fotos