Câmara de Cubatão instala CEI para investigar acidentes na Refinaria

Deu na imprensa

O presidente da Câmara de Cubatão, Rodrigo Alemão (PSDB) vai abrir uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar a possibilidade de ocorrência de  acidentes na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão. O objetivo é ouvir a empresa sobre a denúncia do Sindicato dos Petroleiros da Baixada Santista, que acusa a Petrobras, de reduzir seu quadro de funcionários em várias unidades, o que aumenta os riscos de acidente, no entender dos sindicalistas.

A redução de quadros associada ao risco de acidentes indicada aos vereadores, na edição da Tribuna Popular que antecede as sessões, pelo consultor em Sistema de Gestão e Segurança do Trabalho, Nildemar Correa Ruella, representando o Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista, que luta contra a decisão da Petrobras de reduzir seu efetivo na operação em suas unidades.

Nildemar alertou os vereadores sobre os riscos que representa a decisão da Petrobras de reduzir seu quadro de funcionários, em várias unidades, entre as quais, a Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão, onde estão sendo extintos, 80 postos de trabalho. “Reduzindo o quadro de funcionários, a possibilidade da ocorrência de acidentes por erro humano aumenta”, afirmou o consultor. Ele  isenta de culpa os trabalhadores que ficam de plantões com quadros reduzidos, por ter seu trabalhado dobrado, em caso de acidentes.

“De todos os acidentes de trabalho, registrados no mundo, 28% deles, ocorrem por erro humano, estatística que não vêm sendo considerada pela direção da Petrobras”, afirmou.
Como a empresa nega que a redução leva a esse quadro, os vereadores pretendem ouvir a Petrobras.
Para dar uma noção da gravidade, que representa a situação, o consultor disse que existem unidades dentro da Refinaria cubatense que, caso haja um acidente grave, pode causar inúmeros problemas. Citou como exemplo, se acontecer vazamento de Hidrocarboneto, não só Cubatão poderá ser atingida, mas também cidades próximas como Santos, Guarujá e São Vicente.

Fonte: A Tribuna