Trabalhadores da Companhia Docas iniciam greve de 24 horas em So Sebastio - Notcias | SindiPetro-LP

Trabalhadores da Companhia Docas iniciam greve de 24 horas em So Sebastio

Contra Privatizao e retirada de direitos

Trabalhadores da Companhia Docas iniciam greve de 24 horas em So Sebastio

Os funcionrios da Companhia Docas do Porto de So Sebastio iniciaram nesta tera-feira (9) greve de 24h da categoria porturia . A greve acontece aps trs meses de negociao, em que no houve por parte da compahnhia sequer proposta de reajuste salarial. A diretoria do Sindipetro-LP participou durante a manh dos atos realizados pelos porturios em So Sebastio. Alm da campanha salarial, os porturios se mobilizam contra a privatizao dos portos em todo Brasil, entre eles o de So Sebastio, de Santos e de Vitria, no Esprito Santo, que esto diretamente interligados. A adeso dos trabalhadores do quadro da Docas quase total, com exceo dos comissionados.

Com a privatizao, s no porto de So Sebastio sero 100 trabalhadores diretos da Docas demitidos. As demisses podem ser maiores se considerado que os funcionrios avulsos e outros de empresas prestadoras de servios tambm sero atingidos, direta ou indiretamente.

Para tornar o negcio ainda mais atrativo para o futuro comprador, o governo quer baratear os custos de operao, tirando direitos dos trabalhadores concursados. Joo Carlos, funcionrio prprio da Docas de So Sebastio, explica que a companhia props no acordo coletivo dos porturios criao de bancos de horas e descontos de 10% nos valores do VA e VR do trabalhadores.

A direo Sindical tem feito incurses em Braslia, conversando com os rgos federais e federaes dos trabalhadores para pensar meios de parar o processo de privatizao que caminha a passos largos. Com as mudanas feitas pelo governo federal na legislao, o nico ponto de resistncia da privatizao dos portos parte dos trabalhadores.

A categoria petroleira est com os porturios nessa luta!