Com mais de 200 pessoas, 11º Congresso da FNP começa com reuniões setoriais

Movimento petroleiro

Cerca de 200 pessoas participam do XI Congresso Nacional da FNP, que reúne petroleiros de várias regiões do país na cidade do Rio de Janeiro até o próximo domingo (20). O primeiro dia de atividades e debates, na última sexta-feira (17), já serviu de termômetro para o que se desenha como os principais debates dos congressistas: como construir a unidade da categoria para lutar contra a privatização e por nenhum direito a menos; e também de que forma construir a pauta reivindicatória.

O tema desta edição remete à luta da categoria contra a política predatória do atual presidente da Petrobrás, Pedro Parente, homem de confiança do governo ilegítimo de Temer: “Contra o desmonte da Petrobrás, nenhum direito a menos!”.

Neste primeiro dia de debates foram realizadas as já tradicionais reuniões das assessorias jurídicas e de comunicação da FNP e seus cinco sindicatos e, durante toda a sexta-feira, foi realizada a 5ª Plenária Nacional dos Aposentados e Pensionistas. Para dar suporte às discussões, foram realizadas palestras sobre a importância da Petrobrás na economia nacional; a situação da Petros e a conjuntura atual; o impacto das reformas trabalhistas e previdenciária para os trabalhadores e, por fim, os desafios que se apresentam à categoria nesta campanha reivindicatória.

O final da noite foi reservado às saudações das entidades presentes, conforme é possível conferir no vídeo abaixo.No Facebook da FNP e seus sindicatos serão publicadas atualizações constantes sobre o Congresso da FNP, com textos, fotos, vídeos e transmissões online das atividades. Fique ligado!