FNP convoca FUP para mesa de negociação única neste ACT

Juntos pela Petrobrás!

A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) protocolou na semana passada (5), junto à Federação Única dos Petroleiros (FUP), ofício, solicitando que os 17 Sindipetros unam-se em mesa única com a Petrobrás, para negociação do acordo coletivo de trabalho (ACT) de 2017. Veja o ofício aqui.

A proposta da FNP é de que os sindicatos dos petroleiros de todo o país, representados por seus diretores e pelas duas federações, passem a se reunir conjuntamente para que a negociação com a empresa ganhe mais força, demonstrando união dos trabalhadores.

No ofício, a FNP reforça: “Em defesa contra os ataques que as empresas estatais e várias categorias estão sofrendo, urge a necessidade de uma conversa franca e honesta das representações desses trabalhadores”.

Essa é uma reivindicação antiga da categoria, que hoje é representada pela FNP, com cinco sindicatos e a FUP, com 17 entidades.

A FUP ainda não respondeu ao chamado da FNP, mas algumas tratativas entre os sindicatos das duas federações caminham para manifestações conjuntas. Em São Paulo, o Sindipetro do Litoral Paulista e São José dos Campos realizarão com o Sindipetro Unificado São Paulo o II Congresso Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo (Coupesp), nos dias 16 e 17 de setembro, em Cajamar.

O Sindipetro Rio Grande do Norte aprovou por unanimidade a proposta de mesa conjunta de negociação FNP e FUP. Para a categoria do RN, “estes são passos importante para impedirmos que a empresa possa usar as reuniões diferentes entre FUP e FNP para manobrar. Mais do que nunca, esse ACT é a hora de mostrarmos que, apesar das nossas diferenças, sabemos atuar de forma unificada sempre que a empresa quiser tirar nossos direitos”.

É preciso que a categoria cobre de seus sindicatos que respondam positivamente ao chamado da FNP. Para que isso aconteça é necessário levar a questão para as assembleias que virão. Mesmo que algumas diretorias relutem, pautadas nas diferenças ideológicas entre as federações, a decisão da unidade deve partir do trabalhador e pode ser proposta por  qualquer petroleiro associado aos Sindipetros.

Vamos intensificar as mobilizações e responder com união aos ataques de Pedro Parente, Temer e todos os “sanguessugas” que estão no comando da Petrobrás e que nada produzem para a companhia.

Estamos em luta!