5 de outubro - Dia de luta e de luto

Combate à exposição ao benzeno

No Dia Nacional do Benzeno, os trabalhadores do Tebar, em São Sebastião, realizam atraso contra a exposição ao agente cancerígeno no Sistema Petrobrás. Na UTGCA, terceirizados e próprios receberam material feito pela Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPBZ), que fala dos impactos da reforma trabalhista, que irá piorar a exposição ao agente químico. A reforma permite que mulheres gestantes continuem trabalhando na área operacional, um grande crime contra duas vidas extremamente fragilizadas. Na RPBC, em Cubatão, os dirigentes do Sindipetro-LP distribuíram também boletins e deixaram claro que não há limites seguros de exposição ao benzeno.

A exposição ao benzeno é uma realidade na indústria petroquímica. É preciso cada vez mais medidas que diminuam as emissões do agente em todos os processos de produção e manipulação nas unidades, pois não existe limite seguro de exposição.

ACT 2017
Além dos protestos, os diretores do Sindipetro-LP convocaram os trabalhadores para participar da assembleia que acontece amanhã na sede, subsede e plataformas. O indicativo é um só - a rejeição - já que a proposta da empresa tem por objetivo a retirada de direitos e precarizar ainda mais a vida laboral dos petroleiros.

Mortes no sistema Petrobrás
O dia 5 de Outubro ganhou essa manifestação em todo o Brasil devido a morte do petroleiro Roberto Viegas Kappra. Técnico de operações da Petrobrás (RPBC), onde atuou por onze anos, o companheiro deixou esposa e dois filhos depois de contrair leucemia mielóide aguda, doença ligada à exposição ao benzeno. A partir dos sintomas iniciais da doença, foram apenas 22 dias até sua morte precoce com 36 anos de idade.

No dia 18 de setembro deste ano mais um companheiro do litoral paulista morreu devido a exposição ao benzeno. Marcelo do Couto Santos, de 49 anos de idade, faleceu em virtude da exposição ocupacional a hidrocarbonetos e ao Benzeno. Marcelo trabalhava há 30 anos na Petrobrás, como técnico de operação no terminal de Pilões da Transpetro de Cubatão.