Sindipetro-LP realiza setorial com petroleiros no Edisa Valongo

Giro Pela Base

Na quinta-feira (19), os petroleiros do Edifício Administrativo da Petrobrás no Valongo (Edisa), participaram de uma reunião setorial na entrada da unidade, para tratar de assuntos como o equacionamento do plano Petros e acordo coletivo de trabalho.

A retirada de cláusulas da AMS do ACT do acordo coletivo, passando a ser regida pela Agência Nacional de Saúde (ANS), é um dos ataques graves deste ACT. Sem a garantia no acordo coletivo de que a Petrobrás tem responsabilidade com a saúde do trabalhador, aposentados e pensionistas, seremos mais um entre os milhares que reclamam todos os dias dos convênios médicos particulares à Agência Nacional de Saúde.

Com a proposta de aproximar mais os trabalhadores administrativos, especialmente os do Edisa Valongo, que ainda demonstram muita resistência ao trabalho do sindicato, a setorial envolveu muitos petroleiros, interessados no andamento do acordo coletivo.

A participação dos trabalhadores do ADM é um importante termômetro para avaliar a disposição da categoria de enfrentar a diretoria da Petrobrás e exigir um acordo coletivo que não retire direitos e benefícios, como sugeriu a Petrobrás em sua proposta, amplamente rejeitada pelos petroleiros.

Os petroleiros têm respondido positivamente ao chamado do sindicato para mobilizações e se manifestado a um embate maior, como iniciar uma greve, caso a Petrobrás mantenha propostas que retiram direitos da categoria.

No vídeo abaixo, Mello comenta alguns itens da proposta da empresa, que retiram direitos fundamentais que atingem todos os petroleiros, ativos, aposentados e pensionistas, como a extinção de cláusulas da AMS, que praticamente acabam com o benefício, também sobre a importância de combater o fim da hora extra a 100%, como é hoje, entre outros pontos.

As mobilizações do Sindipetro-LP continuam em todo o Litoral Paulista.
Estamos em luta!