Governo muda tom sobre cessão onerosa e Petrobrás

Leilão do pré-sal

O secretário de petróleo e gás do Ministério de Minas e Energia, Marcio Felix, ressaltou  que espera fechar acordo com a Petrobrás sobre cessão onerosa até o fim deste ano. A meta, disse o secretário, é fazer um leilão de pré-sal com as áreas da cessão onerosa, o que seria a 5ª Rodada, junto com a 4ª Rodada em junho do ano que vem.

A afirmação causou surpresa no OTC Brasil, já que, até então, o governo vinha afirmando que a Petrobrás iria receber recursos.

— (...) Ainda não é ponto pacífico que a Petrobrás vai receber recursos com a cessão onerosa. Estamos discutindo quais serão as condições de contorno. Qual é o lógica? Se for considerar o preço do petróleo, que caiu, é uma boa opção. Mas não há uma conclusão de que vai ser isso. Tem que levar em conta os contratos, mas como não são claros, há margem para interpretação. Vai ser usar a cotação do barril da primeira declaração de comercialidade do campo ou a data em que o último campo foi declarado comercialmente viável? — questionou, ressaltando que o governo e Petrobras querem fechar essa discussão ainda neste ano e evitar que o assunto seja discutido em um próximo governo.

Fonte: Terra