Baixa qualidade nas Refeições da RPBC revolta petroleiros

É pau, é pedra, parafuso e tecido

A Petrobrás gasta anualmente milhares de reais com programas internos e campanhas regionais sobre alimentação saudável, mas ao contrário do que anuncia como ideal, a empresa, a cada novo contato, vem diminuindo drasticamente a qualidade e quantidade das refeições servidas na Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC).

Além do fracionamento de porções de proteínas, servidas por funcionários da contratada para que os petroleiros não repitam a refeição, nos últimos dias foram encontrados pedras, parafuso e até mesmo algo parecido com tecido, em meio a uma maionese.

Uma petroleira relata uma situação: “No começo de novembro, sete petroleiros trabalhavam no laboratório, quando na hora da refeição percebemos que a quantidade de alimentos servidos no refeitório mal seria suficiente para três pessoas. Um dos trabalhadores que iria  ficar sem comida ligou no restaurante, mas para variar, ninguém atendeu. Por fim, o trabalhador foi até o restaurante e recebeu a informação que não poderia comer. No retorno ao laboratório conversou com o Cotur que lhe disse que a comida seria fracionada. Ao registrarmos uma reclamação formal sobre o problema, finalmente o restante da comida chegou, às 21h. Além do alimento chegar tarde, veio em quantidade bem abaixo do que era necessário. Além disso, havia trabalhadores fazendo dobra e ficaram sem alimentação.”, conta.

O Sindipetro-LP solicitou uma reunião com o gerente geral da RPBC para tratar sobre o assunto, o que deve acontecer nos próximos dias, mas a categoria espera uma solução imediata. “Não é razoável que um trabalhador que faz horário de turno, trabalha em condições periculosas e insalubres, faz várias dobras devido à redução de efetivo, ir de encontro com a morte e com a depreciação de sua saúde, sem ter no mínimo uma alimentação digna”, cobrou Adaedson Costa, diretor do sindicato.

Nos atrasos pelo ACT, a categoria tem cobrado do sindicato uma atuação mais efetiva: “Se não for dado uma solução que atenda uma boa alimentação, nós vamos à luta. Recado dado e será cumprido”, conclui Adaedson.