temizlik şirketleri yangın kapısı FNP indica rejeio de 2 proposta e sinaliza greve a partir do dia 29 se no houver avano - Notcias | SindiPetro-LP

ACT 2017

A Petrobrs apresentou nesta sexta-feira (10) nova proposta para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2017. Entretanto, contrariando as reivindicaes da categoria, a direo da companhia preserva ataques a benefcios como hora extra e vale refeio, insistindo na poltica de retirada de direitos. Alm disso, no eleva a proposta de reajuste salarial, que segue estagnada nos rebaixados 1,73%.

Diante disso, aps reunio da Direo Executiva da Federao Nacional dos Petroleiros (FNP), a entidade indica aos seus sindicatos e categoria petroleira a rejeio daproposta salarial; aprovao decontraproposta, devidamente apresentada nas assembleias; e aprovao de greve por tempo indeterminado, com incio no dia 29 de novembro,caso a direo da empresa no prorrogue o ACT vigente ou no convoque reunio para negociar uma NOVA proposta.

Consulta s bases
Agora, a FNP realiza assembleias at o dia 22de novembro para debater e deliberar com a categoria, nacionalmente, os indicativos da federao. Repetindo a velha frmula de presso e chantagem sobre a categoria, a direo da companhia afirmou que seria a ltima proposta apresentada. No entanto, sabemos que cabe categoria, atravs da luta e presso, definir o momento em que a campanha reivindicatria se encerra. Com uma mobilizao nacional forte, que unifique os 18 sindipetros, o discurso unilateral da direo da Petrobrs no consegue se sustentar.

Proposta
Resumidamente, adireo da empresa mantm a tabela HETT, mas com pagamento de 75%, e HoraExtrade jornada em 75%, valendo a partir de 1 de dezembro; reajuste nas tabelas dos Benefcios Educacionais e programa Jovem Universitrio (no ser extinto) em 1,73%; permanncia do adicional do Estado de Amazonas e Gratificao de campo terrestre com reajuste de 1,73%; incluso de doenas psiquitricas no rol de doenas crnicas – reduo no limite de aquisio de medicamentos para R$ 150,00; Vale Refeio/Alimentao para R$ 1.143,34, sem considerar o valor do auxlio no clculo de frias e 13; validade do ACT por 2 anos e manuteno do contedo de AMS e SMS; reduo opcional de jornada com reduo de 5 para 4 dias semanais para os empregados de regime ADM com reduo proporcional de 20% no salrio; oIPCA passa a ser o ndice referencial para reajustes na vigncia do ACT.

Nesse contexto, vale a pena salientar que, dentre todas as perdas de direitos que a empresa tenta impor categoria, salta aos olhos a insistncia em reduzir a majorao da hora extra trabalhada. A FNP ressalta que empresa implementou um PIDV com sada de quase 20 mil trabalhadores, reduziu efetivo em reas administrativas e operacionais e, com isso, obrigou o trabalho dobrado ou triplicado nas execues das tarefas, sem diminuir a produo, mantendo sua lucratividade.

A hora extra uma questo financeira para a empresa, pois incentiva o empregador a no contratar por ser menos oneroso atravs da explorao de sua fora de trabalho. J para a categoria uma questo de sade e dignidade. Nesse sentido, o trabalhador at pode ver como vantagem a proposta da empresa, pois concretamente ter uma remunerao mensal maior. Porm, ao longo dos anos, sua sade e sua vida sero sensivelmente prejudicadas. Portanto, manuteno do percentual de 100% de hora extra trata-se de uma contrapartida mnima da empresa ao impor aos seus trabalhadores essa condio.

Confira proposta na ntegra.

Abaixo, dirigentes da FNP falam sobre a nova proposta salarial apresentada pelo RH