Com greve iminente, Petrobrás recua e prorroga ACT até 31 de dezembro

Nenhum direito a menos!

Diante da iminente greve nas bases da FNP, que seria iniciada por tempo indeterminado nesta quarta-feira (29), a Petrobrás foi obrigada a ceder numa das exigências dos trabalhadores: a prorrogação da vigência do ACT.

Em ofício enviado nesta terça-feira (28) aos sindicatos da federação, a empresa informa que o atual acordo coletivo será prorrogado até 31 de dezembro de 2017 ou até a celebração de novo ACT, o que ocorrer primeiro.

O recuo da empresa é fruto da mobilização dos trabalhadores, que demonstraram disposição de avançar para a construção de uma greve forte. É resultado também da ampla rejeição à 2ª proposta da companhia.

Outra exigência da categoria, a apresentação de uma nova proposta, segue pendente. Em reunião com a FNP na tarde desta terça-feira (28), na sede da companhia, no Rio de Janeiro, o RH Corporativo informou que a expectativa é de que uma nova proposta seja apresentada a partir do dia 11 de dezembro. Ainda na reunião a companhia também informou que a contraproposta encaminhada pela FNP, aprovada em todas as assembleias de suas bases, está sendo analisada pela empresa.

A categoria precisa intensificar a mobilização para que esta carta de intenções se transforme em realidade. Este recuo demonstra que a mobilização é o instrumento mais eficiente para pressionar a Petrobrás e que, sim, é possível barrar a retirada de direitos e conquistar avanços.

O Sindipetro-LP seguirá o giro por suas bases para dialogar com a categoria e manter o clima de mobilização. Os atrasos nas unidades, somados aos dois seminários realizadas na sede e subsede do Sindicato, demonstraram que é possível construir uma greve forte.

O momento é de usar esta vitória para fortalecer ainda mais a campanha reivindicatória. Nenhum direito a menos! Sim, nós podemos!