Após pressão, UTGCA devolve desconto aplicado em 2017 como retaliação à categoria

Vitória dos trabalhadores!

Mais uma vitória dos trabalhadores da UTGCA, fruto de muita mobilização e pressão da categoria! Em dezembro de 2017 foram realizadas as devoluções dos valores descontados indevidamente nos dias 10 e 19 abril, datas em que os trabalhadores da unidade, localizada em Caraguatatuba, fizeram reuniões e protestos contra as arbitrariedades do atual gerente do ativo da UTGCA.

Relembre aqui as matérias divulgadas na época:

EM TOM DE AMEAÇA, GERENTE DA UTGCA AFIRMA QUE “NÃO RESPONDE PELAS PUNIÇÕES QUE VIEREM A OCORRER”

UTGCA FAZ ATRASO E CORTE DE EMISSÃO DE PTS CONTRA IMPEDIMENTO DE ACESSO DE REPRESENTANTES SINDICAIS À UNIDADE

Após várias tentativas de reverter essa arbitrariedade por meio de reuniões, sem que houvesse avanços, o Sindipetro-LP ingressou com uma ação na Justiça do Trabalho de Caraguatatuba em julho do ano passado. Ainda assim, seguimos cobrando a empresa para que realizasse a devolução. Numa dessas negociações, realizada em outubro com o Gerente Geral do Gás, o engenheiro José Luz, os diretores do sindicato novamente pautaram o tema. “Depois de muita pressão, inclusive através de carta/ofício, conseguimos convencer o GG a rever esta situação”, explica o diretor Tiago Nicolini. Dias após a empresa realizar a devolução dos valores a própria Justiça, no dia 11 de janeiro, divulgou parecer favorável ao pleito do sindicato.

Além da devolução dos valores em contracheque, as anotações de greve nos currículos e nas fichas funcionais dos empregados foram retiradas. Também conseguimos, em Audiência na Justiça, que a Petrobrás admitisse o erro e a devolução dos valores relativos aos dias 10 e 19 de abril. Foi determinado ainda que a Petrobrás devolvesse o desconto indevido relativo ao dia 28 de abril de 2017, data da Greve Geral, quando mesmo trabalhadores em folga foram descontados.

O cenário é de mais ataques por parte do governo e da alta administração da empresa. Foi aprovada a contrarreforma trabalhista e já está pautada a votação da Reforma da Previdência para o dia 19 de fevereiro. Somente com luta e organização, a classe trabalhadora deste país poderá barrar todas as arbitrariedades do atual governo e deste Congresso corrupto.

É hora de barrar todos esses ataques! O Sindipetro-LP parabeniza todos os trabalhadores que não se deixaram intimidar e foram à luta! Agora é nos organizar para as lutas de 2018!