Christian Queipo disputa o segundo turno para o CA

Vote 1961

Foi dada a largada para o segundo turno da eleição que irá escolher um novo representante para o Conselho Administrativo (CA) da Petrobrás. O Sindipetro-LP, juntamente com a FNP, apoia Christian Queipo para representar os trabalhadores porque sabe que ele será um conselheiro atuante e comprometido. Vote 1961!

O que faz o C.A da Petrobrás?

É um órgão de natureza colegiada e autônomo dentro de suas prerrogativas e responsabilidades, na forma da lei e do Estatuto Social. Um órgão auxiliar, consultivo e deliberativo, responsável por administrar o negócio, direcionar decisões que tenham impacto estratégico, formulação de estatutos e regimentos, orientações e direcionamento de investimentos, alienação de bens, lançamento de ações em bolsas, etc. No entanto, o trabalho de um representante dos petroleiros no C.A. enfrenta dificuldades, é um contra todos.

Inúmeras são as razões para o apoio do Sindipetro-RJ à candidatura de Christian Queipo. Além de efetivo compromisso com a luta por uma Petrobrás forte, contra a privatização e a venda de ativos, Christian tem suficiente afinidade para, com o sindicato, estabelecer uma parceria de longo alcance, proporcionando a necessária sustentação a seu mandato no interior do C.A. e também aumentando a visibilidade das propostas e questionamentos dos petroleiros sobre a gestão da empresa.

Um conselheiro atuante e comprometido pode solicitar pareceres de consultores das áreas para que o conselho não se baseie apenas nos pareceres da diretoria e também pode fundamentar bem o seu voto escrevendo em ata, o que favorece a crítica aos desmandos da atual diretoria. Principalmente, pode ouvir os empregados e em parceria com a FNP e a AEPET aumentar a informação e a mobilização da categoria, sempre bem assessorado juridicamente, para não incorrer em quebra do tratado de confidencialidade. O jeton será utilizado para esses fins serem alcançados e não em benefício próprio. Esse é o compromisso que o candidato da FNP e do Sindipetro-RJ assume para receber nosso apoio.

No 2º turno a ser realizado entre os dia 3 e 11 de março, o Sindipetro-RJ apoia Christian Queipo, engenheiro químico, funcionário da Petrobrás desde 2007 e diretor da AEPET. Sua candidatura também é apoiada pela Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). ‘Dale Dale Dale Queipo!

Quem é Queipo?
Cristian é de luta. Ele esteve no Encontro Nacional dos Petroleiros (ENAPETRO), em Santos, em fevereiro de 2017, e realizou aula-pública em frente à Petrobras durante o XI Congresso da FNP, em agosto último – evento transmitido ao vivo pelo Sindipetro/SJC por meio da nossa página no Facebook. Acesse aqui https://www.facebook.com/sindipetrosjc/videos/675758845967655/ e trecho em alta resolução aqui https://www.facebook.com/sindipetrosjc/videos/743656165844589/.

O candidato é engenheiro químico, trabalha na Petrobras desde 2007 na Engenharia Básica de Gás Natural e Energias Renováveis, com foco no desenvolvimento de tecnologias para produção de biocombustíveis de segunda geração. Também é diretor administrativo da AEPET.

Cristian se atenta para a questão do petróleo e gás desde a sua formação como técnico químico nos arredores de Buenos Aires (AR) no início dos anos de 1990, época em que começava o processo de privatização e desnacionalização da YPF.

Confira, abaixo, as propostas do candidato:

- Propor revisões ao PNG de modo a reorientar, de forma responsável, as atividades da Companhia como empresa de energia integrada e em transição à economia pós-fóssil;
- Marcar um contraponto à gestão atual no tocante aos desinvestimentos, questionando os critérios aplicados para justificar a venda de ativos caso a caso;
- Sugerir mudanças na gestão dos empreendimentos da companhia mediante a internalização das funções de gerenciamento, compra de materiais e equipamentos e fiscalização de obras, reduzindo ao mínimo contratos de amplo escopo (EPC);
- Solicitar avaliação estratégica dos resultados da política de preços de derivados em termos de impactos no caixa e projeção de participação de mercado.
 

Fonte: FNP