Grupos de turno da RPBC e UTE EZR decidem não aceitar proposta da empresa

Sem quadro mínimo em simulados e treinamentos

Após duas reuniões setoriais com todos os grupos de turno da RPBC e UTE EZR, os trabalhadores decidiram não aceitar a proposta da gerência da refinaria, que condicionava a retirada das punições dos trabalhadores que não participaram do treinamento da Estrutura Organizacional de Resposta (EOR), a realização de simulados de emergência. A empresa puniu os trabalhadores, alegando que eles eram obrigados, e não voluntários, a participar da brigada.

De acordo com a análise dos grupos, caso aprovassem a proposta da empresa, estariam concordando com as punições e aceitariam que os treinamentos fossem feitos com quadro efetivo abaixo do mínimo, colocando em risco os trabalhadores e a unidade.

A orientação do sindicato continua sendo para que o trabalhador não aceite o treinamento de simulado de emergência sem que haja quadro suficiente em sua área, que garanta a segurança da planta e de todos.

As setoriais com os grupos foram chamadas após três reuniões com a gerência, em que além das punições, treinamentos e simulados, foram discutidos outros problemas. Durante as reuniões, houve propostas de resolução parciais das demandas. Porém, as punições e as condições para realização de treinamentos e simulados com grupos de turno precisava passar pela avaliação dos principais impactados, os trabalhadores, que decidiram não aceitar a proposta da empresa.

Desta forma, o sindicato agora irá oficiar a empresa para dar continuidade às negociações, tendo em vista a rejeição da categoria pela proposta apresentada.

Importante ressaltar que a empresa sempre se coloca abertas as negociações e é nesta máxima que continuaremos tentando uma solução para esse impasse.

Trata-se, principalmente sobre as condições de segurança das unidades durante os treinamentos de simulados, visto que hoje o quadro é bem abaixo do mínimo necessário para segurança das pessoas e instalações.

Estamos na luta!