Comissão de trabalhadores e terceirizadas aprovam medidas para facilitar contratações em Cubatão

Depois de duas reuniões

Nesta sexta-feira (9), os Sindicatos dos Petroleiros do Litoral Paulista, Metalúrgicos, da Construção Civil e Comissão dos Desempregados, se reuniram mais uma vez com os prepostos das empresas Alpitec, NM, Autvale, C3 e SGS Industrial, para tratar das contratações na cidade de Cubatão e região.

Conforme combinado na primeira reunião, os prepostos levaram as críticas de como as empresas vinham se comportando com relação às contratações, privilegiando mão de obra de fora da região, entre outras, e retornaram concordando com o pleito da comissão dos trabalhadores.

Assim, as empresam concordaram em aproveitar a mão de obra local, dando preferência na contratação dos trabalhadores que já estavam trabalhando em contratos anteriores, com uma margem para rotatividade, para dar oportunidades para quem está desempregado.

A reunião contou com a participação de trabalhadoras, representando profissionais soldadoras, montadoras e de outras profissões, que estão sendo esquecidas nas pilhas de currículos que se amontoam nas empresas e no PAT. As empresas prometeram dar oportunidade igual nas contratações, chamando para as entrevistas e testes profissionais mulheres e homens em condições iguais, seguindo o critério que leva em consideração experiência profissional de no mínimo dois anos e conhecimento na área da refinaria e polo industrial de Cubatão.

A maior dificuldade dentre as demandas é garantir um percentual de vaga para o primeiro emprego, dando chance de classificação a profissionais com anos de experiência em suas áreas, mas que não conseguem, nas trocas de contratos, serem registrados como profissionais, somente ajudantes. Os prepostos alegaram que nos contratos assinados com a Petrobrás há exigência de contratação de profissionais com no mínimo dois anos de experiência na área.  Para essa demanda, a direção do Sindipetro-LP se comprometeu em atuar junto ao RH corporativo da Petrobrás, para abrir um percentual para contratações do “primeiro emprego”.
As empresas também concordaram em não restringir as contratações a limite de idade, dando oportunidade também para os profissionais mais velhos, acima dos 45 anos, que não estão conseguindo recolocação profissional devido à idade.

Com relação as tabelas salariais, serão discutidas no fórum com reuniões específicas com a empresa.

Os participantes da reunião desta sexta aceitaram construir um Fórum Permanente, com reuniões todas às segundas quintas do mês, às 10h, na sede do Sindicato da Construção Civil, em Cubatão, sem prejuízo de reuniões extraordinárias para tratar de problemas urgentes. Para o coordenador do Sindipetro-LP, Adaedson Costa, com organização todos ganham: "Com este fórum trabalhadores e empresas ganham. O trabalhador, que terá seus salários e beneficios mantidos, mesmo com a mundaça de contratos, e as empresas, pois não passarão por concorrência desleal e terão segurança que no polo de Cubatão os acordos são cumpridos".

As comissões concordaram em ampliar o fórum permanente para os trabalhadores da Transpetro, Sindicato da Alimentação e Sindiminérios.

Ao final, ficou decidido que será formado um grupo com os prepostos das terceirizadas e será cobrado da RPBC a ausência da ServSam e demais empresas que não compareceram nas reuniões realizadas.

A reunião foi mais uma importante prova de que com união e organização dos trabalhadores e entidades sindicais é possível avançar em melhorias de condições de trabalho e preservação de direitos perdido com a reforma trabalhista.

Juntos somos mais fortes!