Vereadora Marielle Franco é morta no Estácio

LUTO!

Recebemos com pesar e indignação a notícia do assassinato de Marielle Franco, vereadora (PSOL) do Rio de Janeiro, ocorrida na noite desta quarta-feira (14). Neste momento de profunda dor, estamos ao lado dos familiares, amigos e companheiros de militância.

A atuação de Marielle sempre foi pautada pela luta contra o racismo e a violência policial, que se abatem principalmente sobre os negros e negras pobres deste país.

Marielle tinha acabado de denunciar a ação brutal e truculenta da PM na região do Irajá, na comunidade de Acari. Além disso, há duas semanas havia assumido relatoria da Comissão da Câmara do Rio criada para acompanhar a intervenção federal na segurança pública do estado.

Não está descartada a hipótese de crime político, ou seja, uma execução. As características do crime reforçam essa possibilidade. Sem levar nada, os criminosos fugiram no veículo de onde dispararam nove tiros - quatro deles atingiram Marielle, dentro do seu carro. O motorista do veículo, Anderson Pedro Gomes, também foi baleado e morreu. Nos solidarizamos também com a família de Anderson.

Nos somamos à exigência por uma apuração imediata e rigorosa desse crime hediondo. A defesa intransigente de Marielle pelos direitos humanos, por um mundo justo e igualitário, não será em vão!

MARIELLE FRANCO, PRESENTE!

Sindipetro Litoral Paulista