Petroleiros chamam unidade em defesa das liberdades democráticas

Nota de repúdio à prisão de Lula

Sergio Moro decretou na quinta-feira (4) a prisão de Lula. Pelo prazo, o ex presidente tem até às 17h de sexta-feira para se entregar. Essa é uma prisão política que aprofunda ainda mais o golpe e o ataque às liberdades democráticas. Não há qualquer prova contra o ex-presidente. Mesmo assim a Justiça o condena.

Por outro lado, absolve políticos como Aécio e temer com fartas provas de que são corruptos. Este golpe não atinge apenas Lula e o PT, atinge todos aqueles que lutam contra a agenda golpista de Temer.

Uma agenda que em menos de dois anos retirou a soberania nacional, rasgou a CLT e impôs retrocessos históricos a classe trabalhadora.

Para nós, petroleiros, esses ataques são sentidos desde o golpe contra Dilma e o início da Lava-Jato. Disfarçada de combate à corrupção, uma operação criada com o objetivo de desmoralizar e destruir a Petrobrás.

Primeiro trataram de tirar a Petrobrás como operadora única do pré-sal, ameaçando a nossa soberana. Depois, passaram a vender ativos valiosos a preço de banana. E por fim, estão desmontando nosso parque de refino para abrir este lucrativo mercado para as petrolíferas transnacionais.

Prender Lula é tirar do povo o direito de escolher, nas eleições, se o absolve ou condena. Cabe ao povo essa decisão.

Os petroleiros estarão do lado certo da história. Contra a prisão de Lula!
Por isso, precisamos da mais ampla unidade em defesa da soberania nacional e das liberdades democráticas.