Seminário Internacional prepara sindicalistas para os desafios em tempos de crise

Trabalho portuário

Com palestras voltadas aos sindicalistas e trabalhadores da região, o Seminário Internacional “Trabalho Portuário e Sindicalismo nos Portos em Tempos de Crise”, tem levantado questões importantes para a luta dos trabalhadores de forma global.

Por ser uma das principais portas de entrada dos países, os portos são estratégicos para a economia nacional e mundial e uma arma poderosa nas mãos dos trabalhadores.

Na abertura do evento o palestrante da noite foi o professor e historiador Valério Arcary, que falou sobre os desafios do sindicalismo nos dias de hoje.

Durante sua palestra, Valério fez um balanço da conjuntura política, que levou à aprovação do Teto dos gastos públicos, reforma trabalhista e regularização da terceirização da atividade fim. Para o historiador, a crise que se instaurou no Brasil só será superada com a organização dos trabalhadores, principalmente os que têm trabalho formal.

Na quinta-feira (12), em continuidade ao seminário, em uma mesa formada só por mulheres, pesquisadoras das atividades sindicais, o exemplo dos três países de origem das palestrantes, Portugal, Alemanha e Chile, serviram como base para ampliar a visão dos sindicalistas presentes quanto à mobilização dos trabalhadores e formas de garantir direitos aos trabalhadores, como em casos de desastres ambientais, por exemplo.

A professora Raquel Varela, do Instituto de História Contemporânea (IHC) e da Universidade Nova de Lisboa (UNL), falou da necessidade de união dos trabalhadores em âmbito mundial, criando uma rede de solidariedade entre trabalhadores de uma mesma categoria e da importância de um fundo de greve em tempos sombrios como que vivemos.

Raquel lembrou de iniciativas de mobilização coletiva, citando exemplo vivido por trabalhadores em greve nos portos de Portugal e Espanha.

O Seminário Internacional vai até 14 de abril e é organizado pela UNIFESP e Fundacentro da Baixada Santista e da Fundação Escola de Sociologia Política de São Paulo (FESPSP).

A programação completa do seminário pode ser conferida acessando aqui.

Participe!