Defesa da Petrobrás ganha outdoors nas ruas e rodovias da região

Contra a privatização e entrega do pré-sal

Alertar a população contra o roubo da soberania nacional, contra a privatização e entrega do pré-sal: esses são os objetivos da campanha iniciada pelo Sindipetro-LP com o aluguel de outdoors nas principais rodovias do estado de São Paulo, privilegiando também as vias de acesso à Baixada Santista.

Ao todo são 12 outdoors com frases denunciando a venda da Petrobrás e os leilões do pré-sal nas rodovias Presidente Dutra, Tamoios, Imigrantes, Anchieta e Ayrton Sena, além de avenidas centrais da cidade de Santos como Ana Costa e Floriano Peixoto. Com exceção da publicidade veiculada na Dutra e Tamoios, que será pelo período de três meses, os demais anúncios ficarão expostos por 30 dias. A campanha está sendo veiculada em outdoors de lona (12x6m) e de LED (10x4m).

Após nossa campanha ser censurada pela administração tucana da Prefeitura de Santos, que vetou nossos anúncios nos ônibus municipais, o Sindipetro-LP não desistiu e buscou outros meios de ampliar a defesa do patrimônio nacional à sociedade. De forma permanente, há mais de três anos estampamos no muro do estacionamento do sindicato, na Av. São Francisco, em Santos, grafite com palavras de ordem contra a entrega de nossas riquezas. E, mais recentemente, anunciamos em três linhas municipais de ônibus de São Sebastião, no Litoral Norte, a mesma campanha vetada pela Prefeitura de Santos.

Para Adaedson Costa, coordenador-geral do Sindipetro-LP, é preciso ocupar os espaços para conscientizar a população sobre a agenda neoliberal do governo Temer. "A denúncia de que a Eletrobrás contratou, sem licitação, uma empresa para falar mal da própria companhia, fortalecendo o discurso pró-privatização, deixa muito claro o quanto o tema da comunicação é importante. Não podemos abrir mão de disputar a consciência da sociedade sobre o que está ocorrendo. A Petrobrás está sendo destruída sem que os brasileiros saibam a dimensão deste ataque”.

Neste contexto, a grande imprensa vem ocupando um papel central na manipulação de informações e propaganda aberta em defesa das contrarreformas de Temer, incluída aí a agenda de privatizações. A posição contrária dos sindicatos, movimentos sociais e da própria população às medidas de Temer é deixada de lado para a defesa aberta das medidas exigidas pelo mercado internacional. “Temos pouco espaço na tevê, por exemplo, para apresentarmos o outro lado. Isso é um absurdo, pois todas as emissoras existem via concessão pública. A única saída seria anunciar

Com o anúncio da venda de quatro refinarias e 12 terminais da Transpetro, a defesa da Petrobrás precisa ser ainda maior. E isso significa envolver toda a categoria petroleira, com o apoio da maioria do povo brasileiro, numa mobilização nacional e unificada. Só assim, combinando a disputa da consciência da sociedade com a mobilização direta dos petroleiros, iremos conseguir barrar a privatização da Petrobrás e a entrega do pré-sal.

Locais onde estão espalhados os outdoors

1. Rodovia Imigrantes (km 27,5), sentido Litoral
2. Rodovia Imigrantes (km 67), sentido Santos, São Vicente e Praia Grande
3. Rodovia Ayrton Sena (km 32), sentido São Paulo