Sindipetro-LP participa de assembleia e ato em apoio a campanha salarial dos servidores de São Sebastião

A luta é de todos!

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Sebastião (Sindserv) realizou assembleia Geral Extraordinária, na terça-feira (8), na sede da entidade, onde foi aprovado que na próxima terça-feira (15/5) todos os servidores estarão reunidos, às 17h, na sede Central do Sindserv, para avaliar a contraproposta da prefeitura.

Após a assembleia, os servidores fizeram uma caminhada pelas principais ruas da cidade até a Câmara Municipal. O Sindipetro-LP participou dos atos organizados pelo Sindiserv em solidariedade a causa dos servidores municipais.

Na assembleia também foi aprovado que, caso a prefeitura não apresente a contraproposta ou o índice não seja aprovado pelos servidores, será realizado novo ato em defesa dos direitos da categoria, com saída às 18h e caminhada até a Câmara Municipal. A categoria se mantém em estado de greve.

Pauta – De acordo com o Sindserv, o reajuste reivindicado é de 20,5%, aumento de R$ 137,33 no Vale Alimentação e de R$ 12,48 no Refeição, entre outros direitos. O índice de reajuste salarial se refere a 3,5% (índice inflacionário de acordo com a reposição do funcionalismo público estadual este ano), mais 5% (reposição das perdas salariais de 20% escalonadas em quatro anos em 2017), 2,5% (antecipação da metade das perdas que seriam pagas em Ano Eleitoral) e 9,5% de ganho real.

Já a reivindicação dos vales seguem índices de instituições como o do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), no caso da Alimentação, e da Associação das Empresas de Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalhador (Assert), para o calculo do valor da Refeição.

Os servidores querem também o fim do assédio moral na prefeitura e departamentos. Segundo os dirigentes do sindicato, houve aumento de reclamações sobre essa prática no município. Também há queixas sobre a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) aos funcionários, pagamento dos adicionais de insalubridade, periculosidade e risco atividade, entre outras demandas.

Essa foi a terceira assembleia dos servidores. A prefeitura oferece 3% de aumento a partir de setembro, baseado no IPCA do período (maio 2017/abril 2018), data base dos servidores. Para os servidores, além de não contemplar as reivindicações da categoria, um aumento só em setembro poderá resultar em calote aos trabalhadores, que já sofreram em administrações anteriores por não receberem valores retroativos após assinatura do acordo.

Os servidores denunciam também o descumprimento de campanha do atual prefeito, que havia se comprometido a repor as perdas salariais da categoria. Agora, iniciada a negociação, o prefeito se nega a dar aumento maior que o da inflação, em respeito a  Lei de Responsabilidade Fiscal.