Intimidação desmedida durante assembleia sobre PLR na P-66

Assédio ao trabalhador não!

Os petroleiros da plataforma P-66 votaram na quinta-feira (10) a proposta de pagamento de PLR da Petrobrás.  Porém, o que deveria ser apenas uma assembleia para discutir a PLR tornou-se um braço de ferro para ver quem pode mais.

Toda força de trabalho foi convocada para participar da assembleia, às 20h, no auditório da plataforma, no entanto um coordenador de produção (Coprod) decidiu dificultar o processo obrigando um P1 a ficar na sala de controle.

Cumprindo o papel de carrasco da plataforma, o Coprod ainda coagiu uma operadora a partir um compressor de gás para teste, sem necessidade, quando poderia simplesmente aguardar meia hora, o tempo que durou a assembleia.

Não satisfeito, pressionou o Supervisor de Produção (Suprod), que estava em horário de trabalho, para fazer manobras que poderiam esperar, no intuito de ocupar os operadores para que não participassem da Assembleia. Insatisfeito com a recusa dos trabalhadores, o Coprod disse que iria verificar com o gerente da plataforma (Geplat) autorização para realizarem a assembleia.

Sem dúvidas, a assembleia é legítima, o que não conseguimos entender é a necessidade de um coordenador dificultar a realização de uma assembleia que irá decidir sobre algo de interesse de toda a categoria.

Se em uma simples assembleia sobre PLR houve todo esse assédio, o que farão quando o motivo da assembleia for para votar uma greve?

Os petroleiros de todo o país estão se mobilizando contra a privatização de unidades da Petrobrás e o caminho para barrar a venda de refinarias, terminais e impedir a demissão de milhares de petroleiros será a greve.

Da mesma forma, se a proposta de PLR for rejeitada pela categoria, só a conversa das diretorias dos sindicatos na mesa de negociação com o RH da Petrobrás não será o suficiente. De agora em diante, ou o petroleiro se engaja na luta e abraça a mobilização máxima dos trabalhadores, que é a greve, ou vai perder não só a PLR como direitos e o próprio emprego.

Os votos dos embarcados da P-66 serão somados aos das plataformas de Merluza e Mexilhão, juntamente com os votos computados na sede e subsede, na assembleia desta noite. Logo após a assembleia divulgaremos os resultados.

O comportamento do Coordenador será questionado pela diretoria do Sindipetro-LP na próxima reunião com o RH. Não toleraremos assédio e atitudes antissindicais.

Estamos na luta!