Acompanhando os voos por Jacarepaguá, sindicato prepara categoria para greve em defesa da Petrobrás

NA LUTA COM OS EMBARCADOS DAS PLATAFORMAS

Em mais uma semana após a mudança dos voos dos petroleiros das bases do Sindipetro-LP de Itanhaém para o Rio de Janeiro, a diretoria do sindicato está no aeroporto de Jacarepaguá, acompanhando o embarque e desembarque dos petroleiros das plataformas P-66, Merluza e Mexilhão.

O diretor Fábio Santos, da atual diretoria do sindicato e Célio Cardoso, que faz parte da diretoria que toma posse no dia 1° de junho, estão desde a terça-feira (15), conversando com os petroleiros das plataformas.

Durante as conversas a diretoria tem apresentado a campanha ‘O Petróleo é do Brasil’, criada pelas Frentes Parlamentares Mistas em Defesa da Petrobrás e da Soberania Nacional.

A campanha, que envolve diferentes setores da sociedade, articula uma reação organizada para anular ou impedir a entrega, a preço de banana, a grupos estrangeiros, o petróleo do pré-sal, fatias da Petrobrás e empresas estatais.

A categoria está dialogando nacionalmente, sobre a privatização da Petrobrás, que agora parte para a venda de quatro refinarias, no nordeste e sul do país. As bases da FNP estão construindo uma greve geral, com chamado nacional para unir toda a categoria, para barrar o processo de desmonte do Sistema Petrobrás. Como em 1995, quando várias categorias se juntaram em uma greve nacional que durou 32 dias, será preciso unificar as lutas, pois outras grandes estatais estão também na mira do governo integrista de Michel Temer.