Sindicatos unem forças contra venda do refino, em ato na refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco

Em defesa da Petrobrás

Os trabalhadores da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, amanheceram nesta segunda-feira (21) mobilizados contra a privatização já em processo adiantado da própria unidade e de outras três refinarias e 12 terminais da Petrobrás.

A luta, organizada pelo Sindipetro PE/PB, ligado à FUP, teve a participação do Sindipetro Litoral Paulista e Sindipetro São José dos Campos, sindicatos da base da FNP, provando que é possível unificar a luta dos 17 sindipetros para a construção de uma greve nacional unificada.

Outras grandes empresas nacionais, como Embraer, Correios e Eletrobrás, também estão prestes a serem entregues ao mercado estrangeiro. Detentoras de negócios importantes para economia e soberania do país, as três empresas há muito tempo despertam a cobiça dos países imperialistas.

Além da venda de estatais, Temer pretende ainda aprovar neste ano a reforma da Previdência - outro ataque grave à classe trabalhadora. Defender estatais, mais do que proteger o emprego de milhares de brasileiros, representa proteger o país e impedir que o Brasil seja um eterno refém do “humor do mercado”, que irá estrangular de vez a economia do país sem qualquer compromisso social com o povo.

A construção de uma greve nacional unificada deve ter a ousadia também de envolver os trabalhadores das demais estatais sob ameaça, assim como de outras categorias que enfrentam ataques duríssimos.

Por uma ampla greve nacional e união dos trabalhadores! Todos em defesa da soberania nacional!

O Petróleo é do Brasil!