Ministério Público do Trabalho promove a campanha Maio Lilás, em referência à Liberdade Sindical

Reforma trabalhista em pauta

O Ministério Público do Trabalho, através de sua Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade sindical (CONALIS) realiza neste mês de maio a Campanha “Maio Lilás”, que divulga a importância da liberdade sindical para a conquista de direitos sociais pelo trabalhador. A campanha consiste na realização durante o mês de maio de diversas atividades destinadas a promover o princípio da liberdade sindical, discutindo com a sociedade e, em especial, com as entidades sindicais e seus representados, trabalhadores e empresas, a importância da união e participação dos trabalhadores em atos coletivos em defesa de seus direitos como forma de exercício da liberdade de união e expressão constitucionalmente garantidos.

No dia 23 de maio, diretores do Sindipetro-LP estarão presentes na Palestra "Aspectos da Reforma Trabalhista no Direito Sindical", ministrada pelo Professor e Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, Dr. Francisco Ferreira Jorge Neto. O início do evento está marcado às 09h30, no auditório (3º andar) do MPT/SP. Interessados em assistir a palestra devem se inscrever acessando o link:  http://servicos.prt2.mpt.mp.br/informe-se/eventos/inscricao.php?id=37 ou pelo site www.prt2.mpt.mp.br.

Em alusão ao Maio Lilás o MPT produziu uma revista, em formato de história em quadrinho. A versão digital pode ser baixada clicando aqui. A revista explica o papel do sindicato e da sindicalização para o trabalhador.

A campanha Maio Lilás teve início no ano de 2017 e neste ano ganha destaque em razão das mudanças promovidas com a reforma trabalhista. O mês de maio foi escolhido em virtude de ser o mês no qual se comemora internacionalmente o Dia do Trabalho e a cor lilás é uma homenagem às 129 mulheres trabalhadoras, que foram trancadas e queimadas vivas em um incêndio criminoso numa fábrica de tecidos, em Nova Iorque, em 08 de março de 1857, por reivindicarem salário justo e redução da jornada de trabalho. No momento do incêndio era confeccionado um tecido de cor lilás.