Mobilização encabeçada por Sindicatos e Comissão de desempregados é exemplo em palestra do MPT/SP

Maio Lilás

O Sindipetro-LP participou na quarta-feira (23) da Palestra "Aspectos da Reforma Trabalhista no Direito Sindical", ministrada pelo Professor e Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, Dr. Francisco Ferreira Jorge Neto.

O evento faz parte das atividades do “Maio Lilás”, que divulga a importância da liberdade sindical para a conquista de direitos sociais pelo trabalhador. Os diretores Adaedson Costa e Marcelo Juvenal Vasco participaram da palestra promovida pelo Ministério Público do Trabalho de São Paulo, através de sua Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade sindical (CONALIS).

Em sua intervenção na atividade, o diretor Marcelo Juvenal, falou sobre o trabalho que o Sindipetro-LP, juntamente com o Sindicato da Construção Civil, Sindicato dos Metalúrgicos e a Comissão de Desempregados de Cubatão vem fazendo na região. A união dos sindicatos e desempregados tem favorecido os trabalhadores, que vinham sofrendo com a redução de salários, retirada de benefícios, direitos e adicionais nas mudanças de contratos no polo industrial. Todos os ataques aos trabalhadores foram implementados logo após aprovada a reforma Trabalhista.

“A reforma Trabalhista tem causado grandes perdas aos trabalhadores, principalmente o terceirizado. Os contratos com a Petrobrás não sofreram redução. O lucro dos donos das prestadoras de serviços continuam o mesmo, mas querem aumentar suas margens pois a reforma Trabalhista permite o sacrifício maior do trabalhador. As mobilizações tem barrado isso no Litoral Paulista”, explicou Juvenal.

Graças à mobilização, que anunciava uma greve por tempo indeterminado, caso não houvesse solução, as empresas foram obrigadas a praticar os salários de acordo com o que estava sendo pago no ano anterior.

O exemplo da unidade dos sindicatos em Cubatão foi perfeito para o que está sendo discutido no mês referência das lutas dos trabalhadores. É preciso união e mobilização das categorias para barrar o retrocesso apresentado como mudança com a reforma trabalhista de Michel Temer.

A campanha Maio Lilás teve início no ano de 2017 e neste ano ganha destaque em razão das mudanças promovidas com a reforma trabalhista. O mês de maio foi escolhido em virtude de ser o mês no qual se comemora internacionalmente o Dia do Trabalho e a cor lilás é uma homenagem às 129 mulheres trabalhadoras, que foram trancadas e queimadas vivas em um incêndio criminoso numa fábrica de tecidos, em Nova Iorque, em 08 de março de 1857, por reivindicarem salário justo e redução da jornada de trabalho. No momento do incêndio era confeccionado um tecido de cor lilás.