Petroleiros de todo o país constroem a greve nacional em apoio à luta dos caminhoneiros

Greve Geral

O chamado para a greve dos petroleiros ganha força e apoio da categoria em todas as bases do país. Inicialmente construída para barrar a privatização da Petrobrás, contra a venda de quatro refinarias e 12 terminais Transpetro, a mobilização ganha ainda mais corpo ao unir forças com os caminhoneiros, que há oito dias pararam o país contra os aumentos abusivos dos combustíveis.

A greve dos petroleiros está sendo construída nas bases da FNP e FUP, com início na quarta-feira (30). Os petroleiros do Litoral Paulista intensificaram no último fim de semana os protestos. No sábado (26), os petroleiros da Refinaria de Cubatão e UTE Euzébio Rocha cortaram a rendição do turno das 15 horas. No domingo, logo pela manhã, houve novo corte na rendição do turno nas duas unidades. No período da tarde, às 16 horas, os petroleiros do Terminal Alemoa cortaram a rendição do turno da unidade, localizada na área portuária de Santos.

Ainda no domingo, a noite, petroleiros de Santos foram até os caminhoneiros em greve, na área portuária da cidade, na Alemoa, levar seu apoio e também explicar por que a atual política de Pedro Parente e Temer para a Petrobrás é a grande responsável pela alta dos combustíveis.

A repressão ao movimento de greve tem crescido em todo o país. Além dos militares ocuparem os principais pontos de protesto dos caminhoneiros, refinarias e distribuidoras da Petrobrás estão recebendo tropas do exército, sob a alegação de garantirem o abastecimento do país. No domingo houve movimentação do Exército na RPBC. Na Revap, em São José dos Campos, uma base do Exército, com cerca de 160 homens foi montada, também no domingo.

Giro pela Base
São José dos Campos
Os trabalhadores e trabalhadoras do turno e HA da Revap, em São José dos Campos, cortaram rendição nesta segunda-feira. Os cortes de rendição na unidade começaram no domingo (27).

Alagoas/Sergipe
Os petroleiros de Alagoas e Sergipe realizaram atos nesta manhã na base de Carmopolis e da FAFEN/SE.

Pará/Amazonas/Maranhão/Amapá
As bases do PA/AM/MA/AP estão construindo a greve nacional. Nesta segunda, houve mobilização em Belém. A direção do Sindipetro PA/AM/MA/AP também participou de uma entrevista ao vivo na Rádio Clube do Pará, falando sobre a greve Nacional dos Petroleiros.

Rio de Janeiro
Mobilização no TABG e outras bases do Rio de Janeiro. A diretoria do RJ está também apoiando a greve dos caminhoneiros, nos locais de manifestação, como no Treve de Manilha, em Niterói. Todos contra os aumentos abusivos dos combustíveis e contra a política entreguista de Pedro Parente.

Duque de Caxias
No domingo, em Duque de Caxias, base da FUP, os petroleiros da REDUC participaram de uma setorial, em apoio às refinarias do Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco e Bahia que estão cortando a rendição contra a privatização. Na setorial também foi discutido com os petroleiros a greve de 72h que irá acontecer nos dia 30, 31/05 e 1/6.

Na manhã desta segunda, foi marcado um grande ato na entrada do expediente em Caxias com os trabalhadores da REDUC, TECAM e UTE-GLB contra a política de reajuste de combustíveis e GLP.

Espírito Santo
No Espírito Santo foi realizado reunião Setorial no EDIVIT, Para lançar a Campanha contra a política de preços dos combustíveis e debater a Greve dos Petroleiros. A categoria terá assembleia também nesta segunda, para iniciar a greve na quarta-feira (30).

Minas Gerais
Petroleiros da Regap e Termelétrica Aureliano Chaves participaram de um ato na manhã desta segunda-feira (28) em Betim contra a privatização da Petrobrás e a política de preços praticada pela empresa.

Sindipetro Unificado
Os trabalhadores da Replan, em Paulínia, e da Recap, em Mauá, bases do Sindipetro Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo (Sindipetro Unificado-SP), cruzaram os braços nesta segunda-feira. A paralisação foi no início dos turnos da manhã, com o corte de rendição. Na Replan houve atraso de 2 horas no HA e corte de rendição no turno da 7h30.

Paraná/ Santa Catarina
Os trabalhadores da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), localizada em Araucária, Região Metropolitana de Curitiba, protestaram e iniciaram o movimento de greve da categoria na tarde de sábado (26).

Rio Grande do Norte
Em preparação à greve nacional de advertência de 72 horas, que terá início à zero hora da próxima quarta-feira, 30 de maio, petroleiros e petroleiras lotados nas unidades do Ativo Industrial de Guamaré realizaram um ato público, na manhã desta segunda-feira, 28.

A manifestação reuniu trabalhadores de empresas públicas e privadas, contra os preços abusivos do gás de cozinha e dos combustíveis, e contra a privatização da Petrobrás, exigindo a saída imediata de Pedro Parente da presidência da companhia.

Localizado no litoral norte do RN, o Ativo Industrial de Guamaré é uma das mais importantes instalações da Petrobrás no Nordeste, em termos de volume de óleo e água tratada. Toda a produção dos campos marítimos e terrestres do Estado é escoada para Guamaré.

Além de gás de cozinha, a instalação processa gasolina, diesel, querosene de aviação e também abriga uma base da Petrobrás Distribuidora (Transpetro), além do Centro de Defesa Ambiental (CDA) e do Parque Eólico de Mangue Seco.

Toda a gasolina consumida no Rio Grande do Norte e o querosene de aviação distribuído para o mercado potiguar e cearense é produzida em Guamaré.

FNP e FUP realizam nesta segunda atos públicos e mobilizações em todo o pais e nas unidades do Sistema Petrobrás.

A uniãod a categoria é fundamental neste momento. Juntos somos mais fortes!