Sindipetro-LP e ABCP promovem palestras com Guilherme Estrella e Paulo Henrique Amorim

DESMONTE DA PETROBRÁS E O FUTURO DO PRÉ-SAL

Na próxima terça-feira (5), Guilherme Estrella, geólogo e ex Diretor de Exploração e Produção da Petrobrás e um dos responsáveis pela descoberta de petróleo no pré-sal e o jornalista Paulo Henrique Amorim estarão no Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista (Sindipetro-LP), às 18h, em palestras que promovem um debate que é fundamental na atual conjuntura: qual afinal deve ser o papel do Brasil diante de seus recursos estratégicos?

A greve dos caminhoneiros, que já passa de nove dias, colocou a política de preços do combustível da Petrobrás no centro das conversas dos brasileiros. Promovida pela gestão de Pedro Parente, presidente da Petrobrás escolhido por Michel Temer, a política adotada eleva os preços de acordo com as variações de mercado. Além disso, Parente reduziu a produção de combustível nas refinarias brasileiras em 40%, aumentando os custos da produção nacional, para incentivar a importação de derivados do petróleo por empresas privadas.

Promovida pela ABCP e Sindipetro-LP, a atividade irá apresentar aos estudantes, trabalhadores e público em geral como a descoberta do pré-sal colocou o país dentre as maiores potências energéticas do mundo, aumentando a ganância das grandes petroleiras para a já cobiçada Petrobrás.

Esta é a primeira atividade de uma série de eventos que iremos organizar para levantar a defesa da Petrobrás. A visão de quem esteve envolvido na última grande descoberta de petróleo do século, na figura de Estrella, ao lado de um jornalista crítico e com credibilidade, na figura de Paulo Henrique Amorim, será de grande valor para entendermos a conjuntura e os interesse envolvidos na política de gestão da Petrobrás.

Na quarta-feira (6), Guilherme Estrella estará das 17h30 às 19h no auditório da Unifesp, no Campus da Carvalho de Mendonça, com a palestra “Diálogo para Exercício da Cidadania: o Papel da Petrobras no Contexto Geopolítco”. O Campus da Unifesp fica na Rua Carvalho de Mendonça, 144, Encruzilhada.

O Sindicato dos Petroleiros fica na Avenida Conselheiro Nébias, 248, Vila Mathias.

Participe!