Palestra de Guilherme Estrella e Paulo Henrique Amorim lota auditório do Sindipetro-LP

Em defesa da soberania do país e da Petrobrás

Uma noite dedicada ao debate sobre a soberania nacional e defesa da Petrobrás. Foi com esse espírito que a sede do Sindipetro-LP recebeu, na terça-feira (5) centenas de pessoas que acompanharam as palestras de Guilherme Estrella, geólogo e ex diretor de Exploração e Produção da Petrobrás (E&P ) e do jornalista e apresentador Paulo Henrique Amorim, em evento realizado em parceria do sindicato com a ABCP.

Os convidados da noite falaram sobre os interesses por trás da política de preços de combustíveis da Petrobrás, adotado há dois anos por Pedro Parente na empresa e controlado por variações do mercado. As variações, sempre para mais, têm chegado diariamente ao consumidor nas bombas dos postos.

Parente, que foi o ministro de Minas e Energia no governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC), na época do apagão, foi indicação do próprio a Michel Temer, logo após o impeachment de Dilma Rousseff.

Os dois convidados falaram sobre a importância que os governos, desde a ditadura até o atual, deram à Petrobrás como empresa estratégica para a soberania nacional, mostrando as diferenças ideológicas adotadas por cada um e o resultado prático ao povo.

Vemos nossas riquezas serem entregues a empresas privadas, sem qualquer pudor e diálogo com a sociedade, simplesmente por submissão do governo Temer a países imperialistas, como os EUA, o maior beneficiado pela política de preços da Petrobrás. Os americanos são hoje responsáveis por 80% do combustível importado para o Brasil, favorecidos pela redução da produção nas refinarias da estatal em até 40%, que encarece o custo do produto nacional e abre competição para empresas de fora venderem para o país.

O evento serviu não apenas para analisar o atual cenário brasileiro, mas também para subsidiar de informações relevantes todos aqueles que lutam no dia a dia pela soberania do país.

Além da transmissão ao vivo, realizada ontem a partir da fanpage do sindicato, e disponível no link, em breve iremos disponibilizar a quem não teve condições de comparecer, a gravação das palestras na íntegra (em HD). Também, em breve, iremos publicar entrevista exclusiva com Guilherme Estrella, que coordenou um trabalho histórico na companhia: a descoberta do pré-sal.

Confira algumas fotos do nosso evento.