Trabalhadores da Alpitec completam três dias de greve contra atrasos de salários e retiradas de benefícios

Petroleiros em luta!

Os trabalhadores da manutenção, terceirizados da Alpitec, completam nesta sexta-feira (15) o terceiro dia de greve da categoria. A empresa terceirizada da Petrobrás se tornou um verdadeiro pesadelo na Refinaria de Cubatão.

As paradas de manutenção solicitadas pela companhia estão sendo realizadas sem atrasos na refinaria, ao mesmo tempo em que as unidades estão operando a pleno vapor. Enquanto isso os trabalhadores enfrentam atraso generalizado no pagamento dos salários, atraso no pagamento de vale alimentação, rescisões sem quitação, trabalhadores escalados em regime de sobreaviso também sem salários e com crachás bloqueados, proibidos de entrar na unidade. Um abuso maior que o outro.

Depois de tanta enrolação e desculpas esfarrapadas, não restou outro recurso aos metalúrgicos senão cruzar os braços. A greve teve início no dia 12 e segue firme, sem sinalização da Alpitec para solução.  A Petrobrás, que tem responsabilidade social com os trabalhadores terceirizados contratados pela Alpitec, também não se manifestou até o momento. A empresa tem sido negligente desde o início do processo de contratação da Alpitec, que já no começo das negociações se mostrou sem condições de tocar o contrato sem lesar os trabalhadores e agora quer manter o lucro de seus proprietários reduzindo salários e diminuindo benefícios dos terceirizados.

A situação na refinaria, que acontece em outras indústrias do polo de Cubatão e que está gerando desemprego e rebaixamento de salários em todos os cantos do Brasil é uma prova de que a Ponte para o Futuro, do governo Temer, a reforma Trabalhista e a aprovação da lei da Terceirização só piorou a situação do trabalhador brasileiro.

Além da greve, o sindicato dos metalúrgicos irá tomar medidas judiciais para garantir o pagamentos dos trabalhadores. “A providência que o sindicato vai tomar é entrar com ação de arresto, referente à empresa, bloqueando todas as contas da Alpitec, para pagar as dívidas que a empresa tem com os trabalhadores”, explicou o diretor do sindicato dos metalúrgicos, Claudionor Gato.

A greve dos terceirizados da manutenção está sendo organizada pelo sindicato dos metalúrgicos e tem apoio do Sindipetro-LP, da Comissão dos Desempregados de Cubatão, da Frente Sindical Classista da Baixada Santista e do Sindicato da Construção Civil.

Todos em apoio à luta contra a retirada de direitos! A conta da crise não é nossa!