FNP reúne-se com o RH nesta quarta para discutir diversos assuntos de interesse da categoria

Acompanhamento de ACT

Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e sindicatos filiados participam das reuniões das comissões permanentes com a Petrobrás nesta quarta-feira (11), iniciada às 9 horas. Acompanhe em tempo real tudo que acontece na reunião.

Manhã: ACT e Regime de Trabalho

Preâmbulo

Durante o preâmbulo, os diretores da FNP foram unânimes nas suas análises sobre o PCR, considerado um plano que visa adequar a empresa à reforma trabalhista, substituindo a negociação coletiva à adesão individual e a modificações no contrato de trabalho. E afirmam: "Tudo que a categoria conquistou até hoje foi fruto da luta, da mobilização e da negociação coletiva. O Acordo Coletivo de Trabalho é um patrimônio da categoria e não podemos abrir esse flanco".

Os diretores da Federação Nacional reforçam que o PCR foi concebido sem a participação dos sindicatos, sem transparência e às pressas. A apresentação feita aos sindicatos no dia 13 de junho foi a de um plano que já estava pronto e que não seria negociável.

FNP também denuncia a perseguição contra a diretora do Sindipetro-RJ, Moara Zanett, que está sofrendo perseguição por ter feito um vídeo questionando o PCR, além do caso de um ex-dirigente sindical de São José dos Campos, que foi advertido em sua nova lotação a pedido do RH da Revap, em mais uma atitude de perseguição.

 Em seguida, a FNP entregou um ofício em que exige o cancelamento do PCR imediatamente e denuncia perseguições.

A FNP também cobra pontos pendentes de outras reuniões.

RH se posiciona sobre o caso da diretora Moara e diz que as atitudes dela devem ser combinadas com a sua gerente. "Existem recomendações em que ele deve seguir". RH também afirma que o PCR não descumpre o ACT.

Representante da Petrobrás insinua que os dirigentes sindicais agem de má fé nas negociações e afirma: “os acordos assinados não valem de nada”. E questiona as ações jurídicas movidas pelos petroleiros. Ele também critica o processo movido sobre a RMNR.

Assim, fica claro que a recente vitória dos trabalhadores no julgamento no TST, deixou a Petrobrás na defensiva. Como o PCR está sendo implantado à toque de caixa, para a FNP, não se têm garantias dos impactos que poderão ocorrer com as tabelas da RMNR. Resumindo, filosofia do PCR é péssima para o trabalhador. Visa, sobretudo, introduzir uma nova cultura: as adesões individuais em detrimento das negociações coletivas. 

A diretora Moara presente a reunião informa  que foi impedida de participar de um curso por ter participado de um vídeo em que fez uma breve análise do PCR, e que não utilizou qualquer informação confidencial do RH, setor que trabalha, no depoimento gravado. Moara Zanetti recebeu orientação da empresa para sair do RH. “Sofro retaliação política por ser militante sindical”- explicou.

Dirigente da FNP critica a política da direção da estatal em punir dirigentes sindicais, cujo objetivo é desmotivar o interesse do trabalhador pelos sindicatos.

FNP também questiona o fato dos RHs regionais serem desalinhados. Representante da empresa diz que é um esforço imenso fazer esse alinhamento entre os RHs.

Empresa afirma que Moara não pode continuar no RH, por conta de “conflito de interesses”. Em outras palavras, os representantes da empresa querem dizer que o RH da Petrobrás não pode ter dirigente sindical e reforçam: “Você é representante do RH, falando contra uma política do RH”.

FNP cobra pontos pendentes de outras reuniões

- Contrato de alimentação nas refinarias

RH afirma que a SODEXO pediu para sair e que as licitações serão feitas regionalmente. “A ideia é manter uma alimentação saudável. Por isso, não terá mais frituras”, afirmam.

-  Transporte inadequado nas áreas operacionais

 A FNP questiona o motivo pelo qual o raio de abrangência para disponibilizar o transporte não segue o endereço da REVAP e sim outro ponto. Empresa não consegue dar uma resposta plausível. 

- Aeroporto de Itanhaém

Representante da empresa diz que a migração para o RJ foi por conta da reorganização da companhia, ondem tem maior disponibilidade de aeronaves, diminui a quantidade de atrasos e etc.

FNP informa que em Urucu, a distância entre o alojamento novo e o polo de trabalho são equivalente a 8km. “Como vai ficar a troca de turno e as horas que vão ser geradas a mais, a empresa irá pagar essas horas extras?”, questiona. Empresa afirma que vai buscar informações.

- Banco de horas REVAP

FNP denuncia prática de banco de horas na Revap, além de gerentes exigirem aceitação de compensação, sem negociação com o trabalhador. Segundo o RH, isso não está mais acontecendo e afirma que deve haver negociação com o trabalhador.

- Punição de uma técnica de operação da UTGCA por ter excedido o limite de velocidade

O RH afirma que a via de acesso é de responsabilidade da empresa e que a técnica já foi pega várias vezes excedendo o limite de velocidade. De acordo a empresa, a técnica confessa o limite excedido.

Outros questionamentos, segundo os representante da empresa, serão respondidos por escrito.
 

AMS

Abertura – No preâmbulo , o diretor da FNP Roberto Ribeiro fala sobre as dificuldades de algumas pessoas para a realização do  recadastramento dos aposentados na AMS e informa que só em junho a Secretaria de Aposentados atendeu mais de 800 pessoas em apoio ao recadastro. Além disso, agradeceu a recente realização da palestra sobre o Benefício Farmácia no Sindipetro-RJ.

O representante da AMS informa que o Botão Compartilhado para recadastro continua ativo até agosto, e que dentro da base de dados cerca de 10% ainda não efetivou a atualização de dados, o que representa um universo de 4 mil pessoas.

Botão Compartilhado: empresa reconhece dificuldades e gargalos em funcionalidades, principalmente para o reembolso do BF, mas informa que está trabalhando para resolver pendências.  Os postos de atendimento no Sudeste: segundo o representante da empresa, há previsão de volta para funcionamento a partir do próximo mês. Sobre a rede credenciada de farmácias: medicamentos comprados com descontos terão reembolso a partir do preço pago pelo beneficiário.

Problema com Botão Compartilhado em Belém – Representante de AMS informa que existe um posto avançado na região e não entende o porquê o recadastramento não pode ser feito por lá e vai providenciar uma pessoa para fazer os recadastramentos. Ele também afirma que vai levantar mais informações.

Números da AMS

Os representantes da Petrobrás apresentaram um relatório como os seguintes dados:

47% dos beneficiários são homens, 53% mulheres. 31% beneficiários têm idade acima de 60 anos; média de idade de 45 anos. Existem 144 pessoas centenárias. 18 mil credenciados, entre especialistas e hospitais, entre outros. Na AMS existem 190 profissionais primeirizados e 454 terceirizados, totalizando  644 trabalhadores mobilizados. Os números são referentes até o último mês de maio. Em seguida, reunião termina.

 

Fonte: FNP