Debate em Santos e São Sebastião revela “Os interesses em jogo na venda do pré-sal”

Dias 9 e 10 de agosto

Seguindo o ciclo de debates em defesa do petróleo brasileiro, nos dias 9 e 10 a Associação Beneficente e Cultural dos Petroleiros do Litoral Paulista (ABCP) promove, respectivamente na subsede e sede do Sindipetro-LP, o debate “Os interesses em jogo na venda do Pré-Sal”. Os convidados são o diretor da APET Fernando Siqueira, o ex deputado federal, Luciano Zica e da advogada Raquel Sousa.

Em São Sebastião, no dia 9 (quinta-feira), às 17h, a atividade terá a presença do petroleiro e ex deputado, Luciano Zica, que foi importante para a garantia de royalties do petróleo para o litoral paulista e sempre colocou seu mandato parlamentar a serviço da soberania nacional. O outro debatedor será Fernando Siqueira, petroleiro aposentado, vice-diretor de comunicação da Associação dos Engenheiros da Petrobras (AEPET) e presidente do conselho fiscal do fundo de pensão dos petroleiros (Petros). A atividade acontece na subsede do Sindipetro-LP, na Rua Auta Pinder, 218, Centro.

Já no dia 10, às 18h, além de Siqueira, teremos a presença da advogada Raquel Sousa, responsável por 90% das ações contra o desmanche da Petrobrás e que recentemente estampou a capa da Revista Carta Capital (edição de 11 de julho 2018), com a manchete “Uma advogada desafia os entreguistas”. O debate será na sede do Sindipetro-LP, na Avenida Conselheiro Nébias, 248, Vila Mathias.

O evento pretende esclarecer para a população os verdadeiros interesses por trás da privatização da Petrobrás e da venda do pré-sal ao capital estrangeiro. “Até o momento, nossa luta é vitoriosa, pois o plano do governo Temer e do ex-presidente da Petrobrás Pedro Parente era liquidar boa parte do patrimônio da empresa pública até o início de 2017. Estamos em 2018 e eles só conseguiram concluir, com grande atraso, menos de 40% do que pretendiam”, explica Raquel.

Contamos com sua presença, participe!

Sobre os convidados

Fernando Siqueira foi Gerente Geral de Projetos da Bacia de Campos. Em parceria com autores latino-americanos, Siqueira escreveu o livro ‘La Batalla por el Petróleo y el Gas en America Latina”. Também é de sua autoria livros como ‘Gasoduto Bolívia-Brasil’ e ‘Glossário Neoliberal’. Siqueira dá palestras em todo país defendendo o papel estratégico da Petrobras como operadora única do pré-sal e 100% pública.

Luciano Zica foi Deputado Federal de 1995 até 1999 e de 2001 até 2007. Zica foi Secretário Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano e também ouvidor-geral da Câmara dos Deputados. Na legislatura iniciada em fevereiro de 1995, participou da oposição ao governo Fernando Henrique Cardoso. Dessa forma, manifestou-se contra a abolição do monopólio estatal nas telecomunicações e na exploração do petróleo e fez obstrução na votação do fim do monopólio dos estados na distribuição de gás canalizado. Em 1995 apresentou projeto de lei que anistiava o Sindicato dos Petroleiros de multa imposta pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) em decorrência da greve de maio de 1995. O projeto, aprovado por unanimidade na Câmara e por larga maioria no Senado, foi vetado pelo presidente da República.

Raquel Sousa é assessora Jurídica da FNP, tem conquistado ações vitoriosas na Justiça contra a venda de ativos da Petrobrás e os leilões do pré-sal. Sua atuação barrou as vendas de subsidárias e campos de petróleo e impede 60% da privatização pretendida pelo governo Temer e direção da Petrobrás.