Trabalhador morre durante mergulho na Plataforma de Mexilhão

Tragédia

É com enorme pesar que o Sindipetro-LP comunica o falecimento de Athayde dos Santos Filho, de 57 anos, funcionário da Fugro - empresa terceirizada que atua no projeto de aumento de produção na Plataforma de Mexilhão. O acidente ocorreu na manhã desta sexta-feira (03).

O trabalhador estava mergulhando, cerca de 170 m de profundidade, para manobras de instalação de tubulação no leito marinho na Bacia de Santos quando a mangueira de oxigênio foi degolada do equipamento de respiração do mergulhador devido a um problema que estava ocorrendo no flutuador da tubulação da plataforma. Dois trabalhadores estavam junto a Athayde e tentaram salvá-lo, mas sem sucesso. Santos foi socorrido no local, onde recebeu a assistência emergencial, mas não resistiu.

A companhia já avisou aos órgãos reguladores e vai instaurar comissão de investigação para apurar as causas do acidente com a participação dos diretores do Sindipetro-LP. O  Sindicato vem atuando e exigindo da empresa ações para reduzir os acidentes de trabalho e o número de mortes. O Sindipetro-LP não aceita que os trabalhadores saiam de suas casas sem saber se retornam.

A nossa diretoria vem denunciando sistematicamente a situação dos embarcados que já começa no momento que entram nas aeronaves, mas as estatísticas comprovam que o descaso com a categoria, de forma geral, é grande. Nos últimos 23 anos foram contabilizadas 378 mortes no Sistema Petrobrás, sendo que 307 são de terceirizados.

Athayde dos Santos Filho, Presente!