Petroleiros do Litoral Paulista engrossam as fileiras de luta no Dia do Basta!

Protesto Nacional

Nesta sexta-feira (10), os petroleiros do Litoral Paulista realizaram atraso em todas as bases operacionais como parte das mobiliza��es do Dia do Basta! O protesto, organizado pelas centrais sindicais e as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo,� come�ou com paralisa��es, atrasos de turnos, atos em portas de f�bricas e locais de grande circula��o de todo o pa�s em defesa do emprego, contra a Reforma Trabalhista e a Reforma da Previd�ncia.

A terceiriza��o irrestrita e a reforma trabalhista, orquestradas�pelo�governo Temer, retiraram direitos, precarizaram as condi��es de trabalho, fragilizaram as negocia��es com os sindicatos e dificultaram o acesso � Justi�a do Trabalho. Al�m disso, segundo dados do Instituto Brasileiros de Geografia e Estat�stica (IBGE), a taxa de desemprego que atingia 6,5 milh�es de pessoas, no final de 2014, mais que dobrou em maio de 2018, registrando 13.2 milh�es de desempregados.

Na pauta de reivindica��es da categoria petroleira, al�m dos eixos centrais do Dia do Basta, as mobiliza��es tamb�m foram contra o novo Plano de Cargos e Remunera��es (PCR), contra a privatiza��o da Petrobr�s, em defesa da Petros, contra a alta dos combust�veis, Participa��o nos Lucros e Resultados (PLR) e RMNR.

Na RPBC e UTE Euz�bio Rocha, em Cubat�o, a ades�o foi forte. Como ocorre tradicionalmente, houve participa��o de 100% dos trabalhadores do regime de turno. Entre os petroleiros do hor�rio administrativo, a ades�o foi superior a 70% e 80% dos trabalhadores terceirizados cruzaram os bra�os.

No Terminal Alemoa da Transpetro, em Santos, a ades�o foi de 100% no turno e terceirizados. Os trabalhadores do administrativo tiverem 70% de ades�o. Tamb�m se incorporaram ao protesto os petroleiros terceirizados. Aproveitando o ato, o diretor do Sindipetro-LP, Marcelo Juvenal Vasco, juntamente com os trabalhadores presta homenagem ao companheiro Athayde dos Santos Filho, de 57 anos, que morreu na �ltima sexta-feira (10). O trabalhador estava lotado na Plataforma de Mexilh�o e era funcion�rio da empresa Fugro. O mesmo ocorreu no terminal de Pil�es da subsidi�ria, em Cubat�o, onde os trabalhadores do� adm tamb�m aderiram ao Dia do Basta.

No Edif�cio Valongo, em Santos, o Sindicato esteve presente durante a manh� para dialogar com a categoria. Na oportunidade tamb�m realizou panfletagem.

Litoral Norte

No Terminal Almirante Barroso (Tebar), em S�o Sebasti�o, o maior da Am�rica Latina, a ades�o dos trabalhadores do administrativo foi de 80% e turno foi de 92,3%. Na UTGCA, em Caraguatatuba, os trabalhadores realizaram atraso de duas horas com a participa��o de 100% do turno e 85% do administrativo. Entre os petroleiros do regime administrativo, a ades�o foi de 70%. O movimento teve apoio do F�rum Sindical do Litoral Norte com a presen�a dos professores Carlos Bruno e Perla, da APEOESP, e Rodolfo, portu�rio do Porto de S�o Sebasti�o.

Bases da FNP

Neste dia, o Sindipetro-AL/SE parou a FAFEN para dar um basta no processo de fechamento e privatização da fábrica. Em Belém (PA), o Sindipetro-PA/AM/MA/AP reuniu os petroleiros na frente da sede da Petrobrás, na avenida Alcindo Cacela.No Rio de Janeiro, o Sindipetro-RJ realizou diversos atrasos e paralisações em diferentes unidades da base territorial do estado, conforme deliberação nas assembleias. Atos, concentrações e atrasos ocorreram a partir das 6h30. No Comperj a concentração começou às 7h com realização de assembleia. À tarde, no Edise a partir das 16h haverá um encontro seguido de caminhada até a Praça XV, Centro do Rio de Janeiro, espaço onde ficará centralizada a mobilização desta sexta-feira.Os petroleiros e petroleiras de São José dos Campos e Região participaram de um ato na portaria da Revap (Refinaria Henrique Lage).