Sindipetro-LP realiza palestra sobre assédios e equidade de gênero na Sipat do terminal Transpetro da Alemoa

Semana de Prevenção de Acidentes

Na terça-feira (19), os petroleiros da Alemoa participaram de atividades na unidade organizadas para a Semana da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), que teve como uma das apresentações a palestra sobre “Relações de trabalho e equidade de gênero”, realizada pela diretora do Sindipetro-LP, Fabíola Calefi.

Dentro desse tema, Fabíola falou sobre assédio moral e sexual no trabalho, prática ainda muito comum na empresa. “Precisamos combater o assédio no trabalho, de qualquer tipo. Caso presenciem algo do tipo, a Petrobrás tem canais para isso. Também podem procurar o sindicato que tomaremos providências”, disse a diretora.

Enquanto no país a participação das mulheres no mercado de trabalho é entre 45 e 50%, no Sistema Petrobrás esse número é muito inferior, sendo que grande parte está no setor de serviços, como limpeza e recepção. “Na operação o número de mulheres ainda é muito reduzido”, explicou Fabíola.

A importância de se denunciar a falta de acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais, assim como a falta de maior número de empregadas mulheres ainda é a única forma de chamar a atenção sobre o assunto. Enquanto a Petrobrás prega em seu código de ética a equidade de gênero, não vemos a teoria sendo aplicada na prática.

Fabíola pontuou alguns avanços nas condições de trabalho, como por exemplo a conquista de camarotes exclusivos para mulheres embarcadas e banheiros e vestiários exclusivos para elas.

À tarde, no terminal de Pilões, o diretor Marcelo Juvenal fez palestra sobre Benzeno. Coincidentemente a palestra aconteceu um ano após a morte do petroleiro Marcelo do Couto Santos, que faleceu vítima de exposição ao benzeno.  Marcelo tinha 49 anos e trabalhava há 30 como técnico de operação no terminal de Pilões da Transpetro de Cubatão.

O convite ao Sindipetro-LP para as atividade da Sipat demonstra avanços nas relações entre sindicato e empresa e um ganho para os trabalhadores.

Assista no vídeo um resumo do que foi a palestra do Sindipetro-LP no terminal Alemoa.