Trabalhadores da Manserv mantêm greve contra descumprimento da convenção até audiência do dia 25

Terceirizados em luta

Os trabalhadores da Manserv, empresa terceirizada da Petrobrás que atua no Terminal Almirante Barroso (Tebar), em Sebastião, decidiram permanecer em greve até a audiência de conciliação que será realizada na próxima terça-feira (25), em Campinas.

A mobilização é contra a insistência da empresa em descumprir cláusulas definidas na convenção coletiva da categoria, representada pelo Sindicato dos Siderúrgicos e Metalúrgicos da Baixada Santista, ao pagar salários abaixo do piso a mecânicos, eletricistas e caldeireiros.

A greve teve início na terça-feira (18), e segue forte contra a intransigência da empresa. Os trabalhadores exigem a equiparação salarial de acordo com o piso desses cargos, que é de aproximadamente R$ 2.600 segundo a tabela do Sindicato (disponível aqui: http://metalurgicosbs.org.br/servicos/acordo/3251).

Uma comissão interna formada com coordenadores da empresa e representantes dos trabalhadores foi formada e apresentou uma planilha com uma proposta comum de reajuste. A direção da Manserv concordou, em um primeiro momento, mas voltou atrás e descumpriu o que havia sido acordado com a comissão. A empresa propõe apenas 9,98% de reajuste sobre um salário de R$ 1.970, totalmente defasado em relação ao acordado. O descumprimento do acordo e a postura da empresa causaram revolta entre os trabalhadores.

Entre as reivindicações estão ainda o reajuste sobre o vale-alimentação e aumento na Participação nos Lucros e Resultados para os trabalhadores. A audiência de conciliação para tratar do impasse será realizada no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15), em Campinas, na terça-feira (25).